Copa do Mundo tem influência em todos os aspectos de um país?

Ah, a Copa! Que coisa maravilhosa de se assitir e de se ver; aqueles passes, dribles, chapéus e os tão esperados gols!
Mas me digam uma coisa, a Copa tem influência em sentidos econômicos, físicos e a´té mesmo políticos de um país?
Pense um pouco. Pensou? Qual foi a resposta?
É óbvio que a resposta é "Sim"! Raciocione um pouco; vamos pegar como exemplo a Copa deste ano.
A Copa não está sendo aqui no Brasil, mas veja a grande influência que estamos sofrendo.
Comecemos com a política. Esta é uma época a qual os nossos tão amados políticos, os quais foram eleitos por nós e o nosso tão querido direito de voto, podem literalmente fazer o que quiserem.
As pessoas estão com as atenções voltadas para o futebol, a arte com a bola; então, vamos retirar o décimo terceiro salário dos trabalhadores! Mas analise, se eles estão tratando sobre assuntos de tamanha importância (que já está sendo discutido desde o começo do ano), por que não mudar outras coisas? A população nem vai perceber que mudamos algo, ou então, já teremos feito a aprovações e eles não poderão fazer nada!
Até hoje, não compreendo porque as pessoas se distraem tanto com um jogo de futebol. Até parece que a Terra vai parar de girar só porque o jogo vai começar; não estou dizendo que não se pode apreciar uma partida de futebol, mas não devemos deixar os nossos afazeres de lado.
Uma das maiores áreas que se beneficiam com uma Copa, é o setor de compra/venda. Todos os setores, dos mais variados tipos de produtos, todos sempre ganham uma "graninha" à mais nesta época. Os televisores continuam com seus preços normais, mas as parcelas aumentam de uma forma, que possibilite e facilite a compra, independende de classe social; o máximo que acontecerá será você continuar pagando o produto mesmo quando a Copa acabar.
Quem resiste as promoções malucas que as lojam fazem? Por que não comprar um sofá novo para a sala de estar, estreiar com a família toda reunida torcendo para o Brasil, e no fim da Copa, ainda vai estar combinando com a casa.
Até mesmo os pequenos comerciantes possuem acréscimo nos lucros, seja vendendo refrigerantes e pipocas em suas mercearias ou até mesmo as "vuvuzelas" e camisas de times em suas pequenas lojas.
Para o país que sediará a Copa, a quantidade de dinheiro que é movimentada é gigantesca. Criação de estádios é apenas uma parte; a melhoria das cidades em volta destes estádios é totalmente indiscutível. Melhoria de saneamento básico, melhoria das condições das ruas e estradas, criação linhas de metrôs e trens para facilitar o acesso dos turistas e até mesmo dos cidadões da nacionalidade que vão assistir aos jogos.
Mesmo que algumas melhorias sejam pequenas, como uma simples "maquiagem" para que não apontem defeitos, já é um avanço (pequeno, mas já é um começo). A sociedade também muda, as pessoas pintam as ruas em frente de suas casas, fazem o dinheiro circular com muito mais força, a alegria é total! Todos torcendo por um único desejo! No país da Copa, a criminalidade é reduzida para oferecer menos riscos para turistas e a segurança aumenta vertiginosamente; e claro, se o país ganha ou perde, a loucura nas ruas é inevitável.
Bom, aqui me despeço e lhes desejo uma boa Terça-Feira.
Manda a bola pro gol, Brasil! Estamos nas quartas de finais!!!!!
Escrito por Felipe M.

1 Response to "Copa do Mundo tem influência em todos os aspectos de um país?"

  1. Rosane says:
    30 de junho de 2010 às 09:18

    Realmente, o país vive em função da Copa, do carnaval. Tudo é motivo para comemorar. Mas é necessário tudo isso??
    Bjks

Related Posts with Thumbnails