Natal econômico na hora da ceia!

Olá pessoal, como estão passando de Quinta-Feira? Espero que estejam todos bem!
Bom, coloquei duas dicas sobre uma economia na hora dos presentes e por que não colocar sobre a ceia?
É literalmente o momento mais esperado durante a noite do dia 24 (pelo menos para eu e meus primos). Usualmente, a ceia não é feita para "encher o bucho", é mais para desfrutar o momento com a família e amigos; então, acaba-se fazendo algo simples, porém, este simples acaba se tornando caro em algumas ocasiões. Vejamos um exemplo típico, o peru e o chester, são alimentos tipicamente caros ao longo do ano; e na época do natal então, prefiro nem comentar.
É claro que sempre há algum jeitinho de driblar os enormes gastos com a ceia e mesmo assim possuir uma ótima mudança do dia 24 para o dia 25 e ainda assim poder se saciar! Então a Dica é:
* Optar por pratos simples e baratos
* Pesquisar preços antes de comprar

Não é unicamente nesta época do ano em que aconselho a pesquisa de preços de produtos (sejam alimentícios ou não), concordo que o tempo utilizado dentro de supermercados, mercearias e até mesmo mercadões (municipais, estaduais, etc...) é grande, mas a economia que você fará é maior ainda. Muitas vezes um produto é o dobro e até mesmo o triplo de um produto semelhante, de mesma marca e qualidade em um outro lugar.
Bom, vamos começar:
Primeiramente, devemos pesquisar os preços antes de vendarmos os olhos, esticarmos os braços e corrermos por entre os corredores do mercado e jogando tudo no carrinho em um âmbito de dizer que comprou tudo aquilo para a ceia.
Segundo, combine com os amigos e parentes para todos irem juntos fazer as compras; sempre surgem novas idéias e a famosa "votação" para saber se fará ou não a idéia. Seja esta idéia de algum prato diferente ou qualquer outra coisa.
Terceiro, não deixe para fazer as compras de última hora, a chance de não encontrar nada além da poeira das prateleiras é gigante, o perfeito seria já ter feito as compras, ou então, separar a noite de amanhã ou Sábado para comprar o necessário.
Quarto, escolha bem o produto antes de levá-lo; sempre analise a data de validade e a aparência, pois no mesmo local é possível encontrar carnes de mesmo preço e gênero mas de tamanhos diferentes, algumas vezes com alguma mudança no valor (as vezes são questões de centavos).
Uma ótima dica para a ceia é o famoso panetone, todos amam comer uma fatia dele, mas tente comprar panetones com frutas cristalizadas ao invés de chocolate, muitas vezes o de chocolate se torna um pouco mais caro.
Uma possibilidade é a compra de frutas cristalizadas, com 10 reais você comprará uma ótima quantidade e posso garantir que ainda sobrará para o dia 25 e pode servir mais de 10 pessoas. Agora, se não gostam de frutas cristalizadas, não é necessário comprá-las.
Frutas secas também são bem vindas, porém, algumas se tornam mais caras que as frutas comuns.
Use e abuse das frutas, combine de cada um trazer determinada quantidade de determinada fruta ou estipular um preço para que ninguém pague mais que outro; carambolas, uvas e até mesmo pêssegos são bem vindos nessa noite e garanto que pode soltar sua imaginação para comprar a fruta que desejar.
Nozes, não podem faltar de nenhuma maneira nesta noite; entretanto, ela pode atuar como uma granada de mão. Existem 3 tipos de nozes para se comprar; a com casca, a inteira sem casca e as que não se mantiveram inteiras após a quebra da casca. Pode não aparentar, mas há uma grande diferença de preços; a inteira sem cascas é a mais cara, por ser procurada por confeiteiros e para dar um charme especial em bolos ou em decorações de pratos; a com casca geralmente se encontra em um précio intermediário e a sem casca que não está inteira tem no mínimo uma diferença de R$10,00 da inteira sem casca.
Apesar de não serem inteiras, não significa que encontrará apenas farelos, migalhas ou pedaços minúsculos; é possível encontrar grandes pedaços, a única diferença é que terão alguma quebra.
Outra coisa que é super prático e barato de se preparar é a famosa rabanada, a única coisa que pesará um POUCO mais nesta receita é adicionar a canela em pó, mesmo assim, vai do gosto da pessoa colocar ou não e se for adicionado, o preço não é absurdo.
Bom, existem também os panetones salgados; recheados com algum tipo de creme salgado (as vezes patê) e até mesmo pedaços de carne; já são um pouco mais caros que seus "irmãos" doces, mas são uma bela pedida para quebrar um pouco do excesso de doce. Dificilmente se encontra em supermercados, mas é possível!
O chester e o presunto também se fazem presentes, entretanto, deve-se pesquisar bem o preço deles (principalmente chester).
Temos o delicioso peru ou pernil de porco, entretanto são de um preço um pouco mais alto e reconheço que algumas pessoas não possuem verba para a compra de tais itens, e para estas pessoas, eu lhes digo que até mesmo um frango é bem vindo. O importante não é ter uma mesa linda e com pratos caros, mas também não é ter uma mesa e nenhuma comida lá por não poder comprar um peru; não importa se for frango, leitão, pernil ou peru, o importante é poder desfrutar com a família este momento especial!
É claro que a preferência é de carnes brancas, e, em umas pesquisas culinárias, dei umas olhadas em receitas utilizadas em ceias de alguns outros países; muitos deles utilizam pato ou ganso, mas também se utilizam de batatas cozidas e peixes.
Na Eslováquia, por exemplo, ao invés de peru, eles preparam uma sopa de peixes ou até mesmo carne de peixe assada. Na Alemanha a carne de peixe também é utilizada, mas também se utilizam de sopa de vegetais, batatas cozidas e saladas.
Em quesito de saladas, saladas de grão de bico se tornaram muito presentes e o preço é bem acessível, assim como saladas de ervilhas e salada de batata.
Não se esqueçam de um bom vinho, esse por sua vez é um que não tenho uma boa dica para economizar; os vinhos de preço acessível que já tomei eram de péssima qualidade, entretanto, cada um sabe o gosto e sabe a marca de vinho a qual gostam de beber.
Sobre as receitas, irei postar algumas aqui mais para frente e é claro, as dicas continuarão; com dicas para o almoço do dia 25 e também para divertimento e lazer nestes dois dias!
Um enorme abraço para todos!
Escrito por Felipe M.

2 Response to "Natal econômico na hora da ceia!"

  1. Anônimo Says:
    16 de dezembro de 2010 17:18

    Seu blog sempre com dicas bacanas.

    Bjks

  2. Blog do Thy Silvério says:
    21 de dezembro de 2010 21:27

    oi"! vi você no divulga meu blog do orkut! achei massa seu blog! segue o meu tbm tah? www.timoteosilverio.blogspot.com

    abração!

Related Posts with Thumbnails