Quem nunca ouviu a história de pescadores contando que não conseguiram nenhum peixe ou o barco ter afundado por causa de tal criatura. Qual criatura é esta? Meus amigos e amigas, estas são as sereias.
Sem dúvida alguma, as Sereias são um dos seres mais misteriosos e místicos de todos os tempos, pela sua diversidade e conhecimento que se perpetua até os dias de hoje.
Conhecidas por todas as civilizações costeiras, tendo um surgimento específico na Grécia e se perpetuando por todo o mundo.
Como é uma Sereia?
Existem duas versões de Sereias, sendo uma delas exclusiva da Grécia antiga. Esta exclusividade é feita por possuírem cabeça de mulheres e corpo de grande aves de rapina (que foram classificadas como Sereias por um longo período); assim como também existiam as que eram metade peixe (cintura para baixo) e da cintura para cima, eram mulheres comuns.
A primeira citada se assemelha muito as Harpias mitológicas, o que acabou com que as Sereias se tornassem apenas metade humana e peixe.
Como se originaram?
As Sereias são filhas do Titã Achelous, filho e Tétis e Oceano (ver postagem sobre Titãs), com a musa Terpísicore. Do relacionamento destas duas divindades, nasceram as Harpias e as Sereias. De início, as Harpias eram consideradas Sereias e não possuíam o nome "Harpia"; porém, com o tempo, Terpsícore percebeu que algumas de suas filhas não eram tão belas quanto às outras, as metade peixe eram extremamente atraentes e belas, enquanto as com corpo de aves possuíam rostos feios, alguns horrendos, entretanto, algumas se destacavam pelo belo rosto.
Assim, ela impediu que as irmãs se vissem para que uma não se perguntasse do porquê de ser menos bela que a outra, assim se separaram e surgiram as Harpias e se separaram das Sereias. Achelous era muito favorável as Sereias por viverem junto a ele; então, convocou a musa e pediu que ela reunisse as irmãs e cada uma desse um presente especial para as filhas.
Assim foi feito, Terpsícore deu o dom da dança para que alegrassem a vida aquática; Urânia deu o conhecimento sobre as estrelas para que nunca se perdessem no vasto oceano; Tália e Melpômene deram o dom da atuação; Clio proclamou cada uma como guardiãs da história; Polímnia e Erato deram o dom de criarem as músicas; Euterpe deu o dom da consciência musical, porém Calíope se enfureceu por darem presentes que fariam suas sobrinhas se assemelharem a elas, deusas. Com o pedido das irmãs e o apelo de Achelous, ela deu o presente junto a uma maldição.
"Darei a mais bela voz já ouvida neste mundo, tanto terreno como divino, porém não tão bela como a minha; mas como viverão aqui, próximos aos homens (mortais), seu canto será a perdição dos mesmos. Nenhuma filha de minha irmã poderá ser tocada por mãos humanas, então, o cantar delas será hipnótico e levará o mais sensato homem à morte".
Assim, as Sereias receberam seus presentes divinos e se perpetuaram até os dias de hoje.
Morada das Sereias:
As Sereias moram principalmente no oceano e nos mares, podendo habitar também grandes lagos cheios de vida. Diz-se que quando a vida de um lago é extinta, seja pela pesca abusada ou poluição de suas águas, as sereias dele são mortas e só voltarão a existir se a vida retornar.
Como são conhecidas ou denominadas:
Como são conhecidas por várias civilizações ao longo do mundo, recebem vários nomes. Na antiga Grécia, eram conhecidas como Σειρήν (Seirin), com o passar dos tempos, as outras civilizações adaptaram o nome para sua língua, onde passaram a serem chamadas de Seirens, Sirenas, Seirenas até chegar as Sereias; são conhecidas também como Damas D'Água, Ondinas e Sirene (menos comum).
O que as Sereias fazem?
As Sereias são basicamente protetoras da vida aquática, inúmeros contos testemunham navios sendo afundados por Sereias em atos desesperados; quando a embarcação não é destruída, a tripulação desaparece.
Por que o canto das Sereias é fatal?
A história contada acima, é uma das hipóteses da razão do canto das Sereias ser tão "maligno". Segundo lendas, elas adoram cantar entre si, para divertimento uma da outra e dos animais aquáticos; entretanto, quando avistam alguma embarcação, são tomadas pela curiosidade que possuem dos humanos e pelo fator de defesa que possuem; com a beleza, distraem os marinheiros e quando se distraem tentando ver que animal que acabará de pular de dentro da água, são chamados por outra Sereia, está demonstra apenas sua parte mulher, os marinheiros se aproximam em tentativa de resgatar a estranha "moça" que está para se afogar, assim, ela canta de modo que atrairá os marinheiros para dentro das águas e desaparecendo com eles. Não se sabe o que fazem com os marinheiros capturados; algumas histórias contam que elas os aprisionam em grutas submersas e os tornam amantes, outros dizem que morrem afogados e são levados até as profundezas para que nunca sejam encontrados e até mesmo histórias sobre Sereias canibais (pasmem).
Muitas vezes ouço perguntas deste gênero; entretanto, não existem Sereias masculinas; existem seres que são os parceiros delas, os quais são chamados de Tritãos (singular: Tritão), entretanto, se diferenciam por não possuírem as mesmas habilidades de Sereias, estão abaixo delas hierarquicamente; a arma dos Tritões é o tridente, enquanto das Sereias, é a voz.
O Tritão era filho de Poseidon, terrível deus dos mares, destruia as embarcações de marinheiros por diversão; as Sereias queriam parceiros como elas, então, se uniram e com mágica, transpassaram a essência do deus para uma enorme concha; por um período de tempo a concha gerou uma pérola dentro dela, e quando as Sereias a abriram, havia um bebê, um Tritão, idêntico ao deus (metade peixe, metade homem); porém mais calmos e de melhor índole.
Os navios naufragados são atacados sempre pelos Tritãos, enquanto as Sereias atacam os tripulantes.
Semelhanças:
As Sereias não possuem nenhuma modificação quanto aparência e atributos ao longo dos tempos e das civilizações, seja no Oriente Médio, Grécia, Inglaterra, Cornualha, Gales, Escócia, Irlanda, Dinamarca, Ilha de Man e até mesmo no Brasil, entre várias outras civilizações de qualquer época.
Para todos, as Sereias poderiam causar mortes e destruições de embarcações, até mesmo rapto de homens na beira da praia; mas sabe-se também que as mitologias e folclores contam sobre Sereias que se aventuram próximas da areia das praias para saciarem a curiosidade de verem os humanos; podendo muitas vezes brincar com a mente dos mesmos ou fazerem se perguntar "O que eu vi era real?".
Importância para culturas e religiões:
Gregos e Escandinavos:
Em civilizações como Grécia, Roma e até mesmo países Escandinavos, que dependiam de navegação, oferendas eram feitas e entregues no mar para que as Sereias não perturbassem os tripulantes e não causasse o desastre; com o passar das décadas, já próximo da era das Grandes Navegações; alguns navios apresentavam Sereias esculpidas em sua proa (frente) para que as Sereias não atacassem o navio.
Umbanda e África:
Para os umbandistas e religiões de base Africana, as Sereias estão muito presentes, sendo que Iemanjá é rainha das águas, assim como rainha das Sereias; além de ela própria ser uma Sereia. Diz-se que ela quem gera as Sereias e comanda o controle total dos mares, se assemelhando muito ao deus Poseidon, da mitologia Grega; porém, traz a calmaria, podendo ser portadora de grande fúria e vingança.
Celtas:
Os celtas em geral consideravam as Sereias como seres mágicos puros, sem nenhuma conexão com os humanos, sendo assim, teriam grandes propriedades mágicas. Tornaram-se ícones do elemento Água e até mesmo na Wicca, são cultuadas quando são feitas invocações para a Água e até mesmo em rituais, são pedidos que a força delas se faça presente.
Atualmente:
Despertam a imaginação das pessoas, seja em livros, filmes, desenhos e até mesmo seriados juvenis. Infelizmente, de alguns anos para cá, elas vem perdendo o conhecimento e cada vez mais estão entrando em "extinção racional", ou seja, as pessoas estão se esquecendo de tais seres.
Como detectar uma Sereia?
Por serem seres totalmente mágicos, puros, elas são avistadas e sentidas apenas quando elas desejam; entretanto, com isso existe também um lado negativo, são impossibilitadas de viverem em águas extremamente poluídas. Desta forma, é raro com que possamos vê-las em nossas idas a praia ou grande lagos; mas algumas vezes, têm-se a sorte de poder ver uma delas por um rápido segundo; basta prestar a atenção.
Abraços enormes, a sessão de mitologia se despede por aqui e peço perdões pelo atraso que ocorreu!
Escrito por Felipe M.
0 Response to "Serenada das Sereias"
Postar um comentário