"Nosso cérebro está diminuindo" escrito pela amiga Angela

Olá,
A pedido do meu querido amigo Felipe –dono do blog– estava pensando em algo interessante para compartilhar com todos os seus queridíssimos leitores... Confesso que fiquei lisonjeada com o pedido e um pouco perdida também, hehe.
No entanto, acho que escolhi algo até que interessante para compartilhar com vocês. =)
Bom, um dia desses, uma matéria me chamou a atenção. O título era: “Nosso cérebro está diminuindo!”Foi só ler o título e a minha parte impaciente e revoltada com a sociedade logo processou: ué, mas é claro, percebe-se isso no dia a dia...as pessoas estão cada vez menos desinteressadas em tudo e cada vez mais alienadas. ¬¬ pra quê cérebro grande? Obviamente, Darwin, mais uma vez, explica...em palavras bem mais rebuscadas, é claro, mas que em outras palavras não deixa de ser: você se adapta ao meio em que vive, e este meio já está bem saturado. Durante sua evolução, a natureza percebeu o seu desdém para com o seu cérebro. Pronto. Não usou, peeerdeu! É gente, ridiculamente, é mais ou menos assim que funciona.
Mas isso foi só o que eu pensei. rs Parti então o conteúdo em si da matéria.
Na verdade, este é um assunto polêmico na comunidade cientifica. Tem-se comprovado apenas que nos últimos 20 mil anos, ele passou a diminuir e já perdeu uma área do tamanho de uma bola de tênis. Apesar do meu primeiro pensamento, eu não podia deixar de analisar um pouco tal descoberta. Há de se concordar que esses 20mil anos foram de grandes evoluções. Apesar da futilidade e ignorância que assombra os dias atuais, a humanidade passou por gigantescas descobertas, constatações, adaptações e muito mais. É controverso, já que, para grandes feitos, foram necessárias belas queimas de energia da grande massa encefálica que preenche o interior da caixa encefálica. Haha BINGO. Essa é uma das teorias que explica tal diminuição.
Alguns cientistas acreditam que em períodos de fome vividos pela humanidade, um dos grandes problemas era a quantidade de energia que o cérebro consome, cerca de 20%. Assim, a necessidade fez com que desenvolvêssemos um mecanismo em que o cérebro trabalhasse de maneira mais eficiente, com menos energia. Bom, é uma hipótese plausível não?! Afinal, tamanho não é documento.
De qualquer forma, há ainda outra teoria baseada no tamanho do cérebro de animais selvagens e animais domesticados. Os animais selvagens, geralmente, têm o cérebro maior dos que os domesticados da mesma espécie. Assim, os defensores dessa tese, afirmam que nos tornamos domesticados, já que os indivíduos selvagens (agressivos) de cada espécie foram banidos, presos, executados e etc. Bom, não que eu queira induzir a conclusão de vocês, mas, confesso que não concordo muito com essa teoria não. Pra mim, as sua bases estão mais para coincidências do que para fatos visíveis...mas quem sou eu também, não?!
E há ainda uma terceira e ultima hipótese, a minha preferida aliás, haha. A que, por mera coincidência tem mais a ver com aquele meu primeiro pensamento que tive ao ler o título da reportagem. Os defensores desta hipótese dizem que o cérebro diminui proporcionalmente à medida que passamos a viver em grupos maiores. Ou seja, com mais pessoas por perto, ficou mais fácil sobreviver e de quebra passamos a usar menos neurônios. Olha, sou suspeita pra opinar aqui, mas sinceramente eu acho que foi exatamente isso que aconteceu conosco.
Platão já dizia que a necessidade é mãe de todas as invenções. Bom, se fazemos parte de um mundo em que já temos praticamente tudo em mãos, quem vai ficar exercitando o cérebro e gastando neurônios? Claro, esse é o raciocínio de uma grande maioria, não todos.
Enfim, seja lá o motivo da diminuição do nosso cérebro é importante ressaltar que nem se sabe ainda se isso é bom ou ruim para nossa espécie. Como não se tem certeza de nada neste assunto, estamos livres para criar nossas próprias hipóteses, e aproveitar pra dar uma bela exercitada nos neurônios! rs
Nota: Espero que tenham gostado. Estou feliz de ter tipo a oportunidade de contribuir com o Baú...pena que provavelmente não seja definitivo...aiai a correria do dia a dia...mas de qualquer forma obrigada a todos e principalmente ao dono do Baú! ^^ beijos enormes.
Angela !

0 Response to ""Nosso cérebro está diminuindo" escrito pela amiga Angela"

Related Posts with Thumbnails