Olhe para dentro, olhe para você!

Olá pessoal e outros seres deste e muitos outros mundos que abrem este Baú; como estão passando esta semana? Estou literalmente pasmo com a velocidade em que os dias estão passando, bom, vamos lá.
No Domingo, eu comentei sobre busca da paz interior e outras coisas como se completar, mas, quando alguém fala disso, de uma introspecção, existem pessoas que a consideram totalmente desnecessárias e jamais tentaram realizar este ato; outros, porém, tentam e falham pela falta de insistência e perseverança consigo mesmo e acabam rotulando como algo inútil, mas agora lhe pergunto, caro(a) leitor(a), você já tentou realizar esta introspecção?
Quando dizemos que devemos olhar para dentro, queremos dizer que devemos olhar para nós mesmos, não com olhos egoístas, mas (de certa forma) com olhos curiosos e atentos. Atentos a quê? Você pode estar se perguntando; a atenção é o que eu considero como uma virtude o qual grande parte das pessoas não possuem.
Nós devemos analisar todo e cada passo que demos em nossa vida, cada palavra dita, cada frase pensada, cara feição emocional e cada simples gestos que já demos. Muita coisa para se lembrar? Pois aqui vem a resposta -a qual já disse antes-, O CAMINHO NÃO É FÁCIL.
Se quisermos nos equilibrar emocionalmente e espiritualmente, não devemos sentir culpa e sim arrependidos; devemos ser sãos de que cada ato que fazemos possui um efeito de resposta tão magnífico que pode no ascender em vida ou até mesmo nos afundar na pior das melancolias já vistas em terra.
A Paz interna é atingida quando a pessoa se dedica em encontrar a sua verdade, bom, a verdade pessoal (sua verdade) é todo e qualquer motivo o qual vivemos e devemos viver; como ajudar o próximo, fazer atos de caridade, trazer o conhecimento às pessoas, etc. Isso é o que podemos caracterizar como um tesouro enterrado em uma vasta ilha deserta e você deve procurar com suas próprias mãos, sem pá nem outro instrumento.
Devemos analisar nossos atos já feitos e que estão em andamento, principalmente os que temos em mente para realizarmos no ano que vem, amanhã ou até mesmo daqui a alguns minutos. A pessoa neste momento não se deve deixar influenciar por comentários alheios, deve focar apenas em si, o que pensa de si e tudo o que se refere a si próprio. "O que eu poderei fazer?", "Por que fiz aquilo?", "Será que está correto o que estou fazendo?" são perguntas que constantemente se chocam com nosso cotidiano e mesmo que as pessoas ao nosso redor nos diga a resposta, muitas vezes não as escutamos por ser algo que faz parte da verdade deles, não da sua própria; afinal, quem sabe 100% dos motivos que levaram uma pessoa a realizar tal ação senão ela mesma?
Podemos simplesmente deduzir, mas cabe a ela aceitar ou não. Outra tarefa muito importante é o fato de analisar seus defeitos e seus dons. Como um sábio disse em um dos montes da Ásia:
"O homem que reconhece seus dons e não se aproveita do menos capacitado é um guia de luz.
O homem que reconhece seus defeitos e os enfrenta para evitá-los é um guerreiro muito forte.
E aquele que reconhece seus defeitos e dons são balanças bem equilibradas"
A pessoa deve olhar principalmente seus dons, pois são eles quem lhe guiarão na vida (tanto emocional como profissional), mas olhar nossos defeitos e analisá-los com calma nos traz dois punhais em mãos; um destes punhais acertará seu próprio coração -como que em um suicídio- se você apenas olhar seus defeitos e nada fazer contra eles, o outro punhal irá se tornar uma terrível espada contra o medo e qualquer escuridão (problemas, dificuldades, etc) que possa encontrar em sua vida, mas isso ocorrerá apenas se você tentar corrigir seus erros em vida e controlar os seus defeitos.
Como controlar seus defeitos?
Isso é algo que jamais arranjaríamos uma resposta que fosse totalmente correta, afinal, a pessoa deve controlar um erro e defeito da forma que lhe é possível. Uma das formas de realizar todos estes atos, de busca por Paz e análise pessoal podem ser muito bem sucedidas com várias seções de meditação em um local calmo e análise.
A meditação é a ferramenta que te ajudará a se equilibrar em um todo, pois fortalece o corpo, a alma, a mente e o coração (emoções).

PS: AQUELES QUE TENTAM MEDITAR POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, DEVEM TOMAR O MÁXIMO DE CUIDADO SE NÃO POSSUÍREM O DEVIDO CONHECIMENTO OU UM GUIA QUE POSSA AJUDÁ-LOS NAS SEÇÕES.

Escrito por Felipe M.

0 Response to "Olhe para dentro, olhe para você!"

Related Posts with Thumbnails