Caldeirões de Cerridwen

Olá pessoal, tudo bem?
Estou passando aqui para deixar uma receita (um tanto que divina para o paladar, rs), pois amanhã é dia de Yule e início do Inverno (para nós do hemisfério Sul) e pensei que seria uma deliciosa idéia repartir uma receita tão gostosa com vocês!
Colocarei nas receitas a "experiência culinária necessária" que variará de 1 a 3, sendo 1 o fácil e 3 difícil!

RECEITA:
Nome: Caldeirões de Cerridwen
Experiência culinária necessária: 1
Tempo de preparo: 5 minutos (cada)
Ingredientes:
-4 tomates de tamanho médio ou grande
-1 fatia média de quiejo ricota
-maionese (de preferência maionese de Herne)
-temperos à gosto

Preparo:
Em uma tigela, coloque a ricota e com as mãos, vá quebrando em pequenos pedaços, variando um pouco entre pedaços e ralado. Com a maionese, adicione 3 colheres ao queijo e bata até chegar a consistência de um patê. Prove este patê e adicione sal e outros temperos ao seu paladar.
Quando estiver tudo pronto, comece com os tomates.
Pegue um tomate, faça um corte em sua parte superior como se abrisse uma tampa; com a ajuda de uma colher pequena, retire a polpa do fruto e dê uma raspada nas laterais internas para dar espaço. Depois de retirada a polpa, com uma outra colher, recheie o tomate com o patê que fez logo acima; preencha bem todos os espaços com vontade! Quando estiver totalmente recheado, coloque a fatia que cortou no início e tampe o tomate até o momento de ser servido e delicie-se com um caldeirão de sabores em sua boca!

Dicas: Para o patê, algumas pessoas podem preferir apenas a ricota e maionese (como eu), mas tenha criatividade e faça recheios diferentes, basta desejar e ter os ingredientes certos!
Pode-se adicionar também queijo ralado, daqueles que compramos no mercado mesmo; salsinha, orégano e se quiser um toque diferente, adicione uma lata de sardinha (sem espinhas, é claro), basta bater junto com o patê e rechear.

-Quando retirar a polpa, pode utilizá-la em salada ou faça o simplesmente jogue fora; sempre há uma utilidade para uma polpa retirada!

-Durante a retirada da polpa, é comum o tomate liberar o líquido; não retire, deixe ele para rechear, como não é liberado em demasia, não trará algo indesejado ao alimento.

-Recheie bem o tomate, quando o tampar, é comum que escorra um pouco pelas laterais; já que esse é o charme do caldeirãozinho, caso não goste da apência, basta passar a colher e retirar o que vazou.
-É um ótimo acompanhamento para saladas verdes e até mesmo carnes. Mas cuidado, ele sacia facilmente, não queremos ninguém revirando os olhos por enjôo ou por não aguentar mais ver comida na frente.

Espero que tenham gostado da receita e quando possível, faça-o em casa. É uma ótima receita para almoços especiais e uma receita boa para crianças, já que não possui o gosto acentuado do tomate e o recheio saboroso raramente é negado pelos paladares!
Abraços enormes e bom Yule para todos no dia de amanhã!
Escrito por Felipe M.

3 Response to "Caldeirões de Cerridwen"

  1. Unknown says:
    20 de junho de 2011 às 17:26

    Hmmm it sounds YUMMY!!!

  2. Ivete Camargo Says:
    21 de junho de 2011 às 21:41

    Olá!

    Deve ser uma delícia a receita.Eu vou fazer a receita mais gostaria de saber se no lugar da ricota posso colocar o queijo mussarela ralado e frango desfiado,porque não gosto da ricota...

    Abraços.

  3. Felipe M. says:
    22 de junho de 2011 às 16:05

    Olá Ivete, tudo bem?
    A ricota é utilizada para dar apenas a consistência ao patê que recheará o tomate; como usará frango, o sabor da ricota se tornará quase que imperceptível. Mas se for do seu desejo, pode trocar a ricota pelo queijo e o frango; entretanto, não poderei responder se o resultado será o mesmo, não custa tentar!
    Abraços enormes.

Related Posts with Thumbnails