Sexta-Feira 13

Tranquem as portas, fechem as janelas, escondam as crianças dentro dos armários e ponham seus joelhos no chão e rezem por suas vidas. Rezem para que nada lhes aconteça nesta Sexta-Feira, para que seu espírito esteja protegido e que as "magias" não lhe afetem nesta noite sombria que está para chegar.

Sexta-Feira 13 é o dia de horror para muita gente, para muitas almas amedrontadas; entretanto, por que tanto medo?
Muitos dizem ser um dia marcado para o acontecimento de vários acontecimentos ruins, outros alegam ser o dia em que o "demônio" está livre ou até mesmo o dia em que a bruxa está solta. Devo admitir que pelo menos 97% das pessoas que conheço temem datas como a que estamos vivenciando hoje; o que eu tenho a dizer? Pura superstição.
É verdade! Eu tenho muito mais medo do mês de Agosto do que de uma Sexta-Feira 13. Muitos temem esta data por ser a data da dita morte de Jesus Cristo (segundo a igreja conta, mas eu tenho lá minhas dúvidas) e outros são influenciados pelos filmes que abordam temas como este e exageram na violência e no sangue que jorra da veia das vítimas, mas, a Sexta 13 é realmente isso? Você sabe o porque desta data ser conhecida pelo que é atualmente?
Não sabe? Então vamos em direção ao conhecimento! (sempre quis dizer isto)
O fato ocorreu durante a Idade Média, a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (conhecido também como Ordem dos Templários ou Ordem do Templo) foi fundada durante a Primeira Cruzada de 1096 e tinham o propósito de proteger os cristãos que peregrinavam de Jerusalém após a conquista da mesma.
Em 1129 a Igreja Católica oficializou a Ordem, desta forma, os Templários se tronaram favoritos de caridades e cresceu tanto em poder assim como em integrantes. Os cavaleiros não-combatentes eram encarregados de gerir uma grande infra-estrutura econômica de toda a Cristandade.
Historiadores possuem algumas hipóteses de que, ao perderem o controle sobre Jerusalém e realizarem iniciações secretas criaram desconfiança com o rei Filipe IV da França, que estava altamente endividado com a Ordem. Desta forma, ele pressionou o Papa Clemente V para que alguma medida preventiva fosse tomada contra os cavaleiros.
Entretanto, o rei queria se apoderar das riquezas que a Ordem havia arrecadado, as suas tentativas poderiam não possuir nenhum efeito, então usou uma estratégia; acusá-los de heresia. No ano de 1307 foi iniciada a perseguição aos templários com a acusação de heresia e imoralidade. No dia 13 de Outubro de 1307, o rei obrigou o comparecimento de todos os templários na França; os templários foram presos nas masmorras e submetidos a tortura para se declararem culpados por heresia e após as investigações dos interrogatórios, Filipe aprisionou o Grão-Mestre do Templo e alguns outros integrantes de grande importância.
O Papa atesta o Pergaminho de Chinon, o qual absolvia os Templários de heresia e comprovava que haviam sido presos por razões políticas; entretanto, viu que sua reputação não estava mais a mesma desde o início da Ordem e se aproveitou dos desejos de Filipe para se apoderar das economias da Ordem e o acusou de corrupção. Encarcerou os Superiores Templários e os queimaram vivos por terem suas confissões consideradas nulas perante a Igreja.
A partir deste acontecimento, as pessoas adquiriram uma visão ruim das Sextas-Feiras 13, como um dia de mau agouro; entretanto, não é tudo o que as pessoas imaginam e/ou temem.
Espero que tenha gostado desta breve história sobre o fim dos Templários e o porquê da Sexta 13 ser "marcada" por tanto medo, já que a Ordem era, de certa forma, admirada pelas pessoas.
Aqui me despeço e desejo uma ótima noite nesta bela Sexta-Feira 13, que encerra mais uma semana e inicia um dia de repouso!
E para você, o que é a Sexta-Feira 13? Sinta-se livre para responder pelo comentário!
Escrito por Felipe M.

2 Response to "Sexta-Feira 13"

  1. André Felipe says:
    14 de agosto de 2010 14:01

    Ótimo Blog.

    Bom mesmo.
    vlw

    www.arkanzo.blogspot.com

  2. Anônimo Says:
    13 de maio de 2016 13:40

    Salve!!!

Related Posts with Thumbnails