A escola faz o aluno! Ou será que é o contrário?

"Olá" eu digo para você visitante neste dia de tamanha beleza! Como está o seu dia?
Hoje eu estava sentado e estava pensando: "A escola quem faz o aluno que estuda nela ou será que o aluno quem faz a escola onde estuda?"
Devo admitir que é uma pergunta a qual sempre pensei várias vezes em minha vida, até mesmo conversando e debatendo sobre o assunto.
Quantas vezes já ouvi falar que uma escola é ruim por causa dos alunos que a frequentam, ou então, as pessoas dizendo que o aluno vai mal nos estudos (ou algo do gênero) porque a escola é péssima; mas, até onde isso é verdade?
Atualmente, o ensino do Brasil está com uma qualidade ruim, temo dizer; é claro que algumas instituições ainda conseguem se sobressair e tem um ensino razoável (poderia estar melhor, mas pelo menos é um bom começo). Mas, segundo nosso grande amigo Einstein, tudo é relativo.
A juventude de hoje aparenta uma nova fase, a qual muitos parecem não se interessar no próprio futuro. Muitas das escolas de hoje, ou servem para alimentar as crianças do nosso país; pois os pais não têm condição de estar sempre comprando uma mistura para todo dia e alimentar o filho (triste realidade de grande parte da população) ou serve apenas como um lugar para os pais mandarem os filhos para que não fiquem sozinhos em casa enquanto os pais trabalham; agora te pergunto, estas crianças estão na escola para aprender ou simplesmente para saciar a fome?
Não podemos generalizar e dizer que são todos os alunos que não querem estudar, pois eu estaria sendo anti-ético e faltando com o respeito daqueles que vão para a escola todos os dias para que no futuro possam fazer algo que gere um futuro, mas mesmo assim, grande parte dos alunos não estão se preocupando com os estudos.
A escola particular também perdeu muito do seu "legado", pois eu vivencio todos os dias como é estudar em uma escola particular e posso dizer, também existe muita gente que paga uma enorme quantia por mês para chegar à sala de aula e dormir ou fazer de tudo, menos estudar. Está se tornando palco de brigas (algumas escolas de forma mais intensa) e a falta de respeito também existe.
Se olharmos as pesquisas estaduais ou até mesmo nacionais, algumas escolas públicas estão voltando para a recepção dos holofotes porque são melhores que escolas particulares em questão de ensino.
Uma de minhas professoras, também dá aula em escola pública (a vida de muitos professores é assim) e ela nos conta cada absurdo que acontece na escola onde ela trabalha; uma coisa que me deixa de certa forma triste é que o governo disponibiliza um ótimo material de estudos, como por exemplo, o "Atualidades Vestibular" do Guia do Estudante. Agora vamos ao ponto, estes alunos receberem este material não me deixa triste, o que ocorre é que muitos simplesmente abrem mão desse benefício, e este livro se for comprado em bancas de jornal você irá encontrar por apenas R$18,95; isso se não encontrar mais caro.
O ensino infelizmente está sendo visado por "Você paga quanto ao mês?", e se a resposta é que não estuda em particular, muita gente vira as costas e faz disso algo problemático. A instituição de ensino tem um nome a zelar e uma reputação também, é impossível dizer que não; mas, e se os alunos não colaboram?
O caos se instala; a fundação "afunda". Os alunos farão o possível para mostrar que são a maioria, ou não terão respeito nenhum com o professor que lhes dá aula, os professores vão se cansar até uma hora que não irão mais para aquela escola porque ele está lá na frente explicando matéria para apenas um ou dois por sala, vão rever seus pagamentos e farão greves, a escola vai fechar por um tempo indeterminado, os alunos não frequentarão a escola e não adquirirão o conhecimento necessário e no futuro... Espere um momento, que futuro? Pessoas que não sabem ler, ou não sabem resolver um simples problema matemático, o que isso é de bom?
Meu professor de gramática diz uma coisa quase que todas as aulas, e tenho que concordar "Já se foi a época em que a vida exigia que você fosse alfabetizado, agora ela exige que seja letrado", ou seja, interpretar situações, textos e outras coisas além.
O problema mais grave é que a maioria prejudica a minoria, pois é impossível estudar em uma sala onde se escuta músicas no celular em um som alto, conversas e o impossibilita de até mesmo ouvir seus pensamentos. Temos também, por outro lado, a instituição; os alunos podem estar sedentos por conhecimento, mas os professores não são os melhores (não saberem passar o conhecimento ou até mesmo por não gostarem do que fazem), os livros e/ou apostilas são desatualizados ou o conteúdo não é tão bom quanto deveria e isso prejudica o aluno, e muito.
As escolas que sempre se destacam em pesquisas são escolas militares, engraçado não? E lhes digo, não, não é engraçado. As razões para isso ocorrer é porque o método de ensino é bom e as escolas não irão adotá-lo (até onde eu penso), pois lá, os professores são bons, o conteúdo de ensino e outra coisa que é muito relevante, disciplina sempre.
A qualidade de estudo do nosso país ainda tem chances de melhorar, entretanto, não só o governo, mas toda a população precisa visar isto, esquecermos um pouco o futebol, a copa e outras coisas as quais são "banais"; temos uma meta para atingir, e precisaremos que todos se unam para alcançar esta meta.
Um enorme abraço do Baúzeiro e uma ótima Terça-Feira!
Escrito por Felipe M.

0 Response to "A escola faz o aluno! Ou será que é o contrário?"

Related Posts with Thumbnails