Pentragrama

Oi de novo gente!
Antes de sair do PC, gostaria de falar um pouco sobre o pentagrama; para que as pessoas saibam mais sobre este símbolo e não levantem seus dedos e gritem em minha direção "satânico"!
Um símbolo tão simples e ao mesmo tão complexo, tão "pequeno" e tão gigante em termos de história e significados.
É um objeto tão antigo, que não há uma datação correta sobre quando foi originado, entretanto, pode-se (e está comprovado) que os antigos gregos já possuíam um símbolo parecido, onde 5 alphas maiúsculos (iguais ao nosso A) eram unidos em um único local e sobrepostos, formando o formato de uma estrela de cinco pontas, ou simplesmente, pentagrama.
Os celtas também o possuíam, porém, não foi adquirido por outras civilizações, há uma pequena probabilidade de os gregos terem lhes ensinado, porém, os estudos comprovam que nunca tiveram contato. O pentagrama era chamado de "pentalpha" pelos gregos, e atualmente, muitos o chamam de pentáculo, entretanto, só pode ser atribuído este nome se ele estiver sendo usado como um adereço de pescoço, ou seja, um "simples" colar.
Este símbolo foi atribuído à deusa Morrigan (lê-se: Mórigan), sendo um símbolo tão místico quanto a própria deusa, que era responsável pelas guerras e muitas vezes chamada de "Mãe da Vida", por dar a vida à uma nova pessoa que irá nascer e por protegê-la a qualquer custo; também é deusa da morte.
Durante a Idade Média, foi chamado de "Pé de Druida" ou simplesmente "Cruz de Goblins". Os druidas, eram como os filósofos gregos, grandes pensadores, conselheiros e eram os professores da época dentre os celtas; seu nome é literalmente traduzido como "aquele que tem o conhecimento do carvalho", o qual era uma árvore sagrada, portanto, o druida muitas vezes, era considerado guiado pelos deuses.
Os goblins por sua vez, são todo e qualquer duende e gnomo, seres elementais da Terra, que eram pertencentes aos cultos, histórias e fé dos celtas.
Os alquimistas o adotaram como símbolo do quinto elemento (Terra, Ar, Água, Fogo e ESPÍRITO), sendo este um dos mais importantes para eles. A maçonaria também o adotou, contam que por volta do ano de 1737, a qual recebeu o nome de Estrela Flamejante.
Pois bem, os primeiros anos do cristianismo também demonstram ter adotado o símbolo, onde cada uma de suas pontas simbolizavam cada Chaga de Jesus Cristo; entretanto, caiu em ruínas durante a época da Inquisição. Pelo fato de ser um símbolo cultuado também pelos celtas (que viviam em toda a porção Norte da Europa), a Igreja se sentiu amedrontada por despertar as lembranças "pagãs" que tanto tentaram vencer; a partir daí, foi considerado um símbolo do Diabo e portador de desgraças e males infindáveis; pelo temor, as pessoas esqueceram o pentagrama.
É claro que ele continuava sendo utilizado por algumas pessoas, mas de forma secreta, pois se visto, poderiam ser queimados na fogueira ou sujeitos a torturas pela ostentação do símbolo. Ganhou novamente força entre os anos de 1921-1959, onde Gerald Galdner escreve um livro sobre a Wicca e tenta retomar muitos dos símbolos perdidos e esquecidos pelas pessoas (é claro que com algumas mudanças); gerando assim a religião neo-pagã wicca.

Afinal, o que realmente é o pentagrama?
Muitos se arriscam em dizer, poucos realmente sabem tudo sobre ele (se é que sabem tudo sobre ele). Essa curta frase resume muito sobre ele. Durante séculos, o pentagrama foi analisado e novas teorias de sua existência e significados surgiram.

O pentagrama simboliza o corpo, seja do homem ou da mulher, de braços e pernas abertas e a cabeça no topo.

Também passou a ter cada uma das pontas atribuídas a uma divindade grega diferente, podendo assim encontrar o símbolo de Marte, Vênus, Mercúrio e várias outras divindades; depende da fé de quem o desenha (seja no chão, no papel, no piso, etc.) onde tenta representar ali as suas divindades primordiais e demonstrar a força dos mesmos.

Cada uma de suas pontas simboliza um momento do ser em geral, (animal ou vegetal). O topo representa o Nascimento: o início de todas as coisas
Infância: quando o ser em questão cria suas próprias bases
Maturidade: fase da comunhão com as pessoas, casamento, amizade, etc.
Velhice: fase de sabedoria e reflexão
Morte: tempo final para o início de um novo ciclo de vida

Podem simbolizar os 5 elementos:
Espírito: simboliza as divindades, sejam eles deuses ou deusas, possuidores do controle dos 4 elementos.
Ar: simboliza o próprio Ar, a inteligência, o saber e a criatividade
Água: simboliza a própria Água, o inconsciente, as emoções, adaptabilidade e a própria vida
Terra: simboliza a própria Terra (elemento, não planeta), a fertilidade, procriação e crescimento
Fogo: simboliza o próprio Fogo, as transformações, as mudanças, a energia, a agilidade e o poder

Um dos significados para os celtas, foi adquirido por nós atualmente; este significado é a proteção.
Por ser destinado a deusa Morrigan, era um símbolo sagrado e sendo assim, tinha contato direto com a deusa; a qual decidiu presentear aos mortais o dom da proteção perante o pentagrama; sendo assim, quando não presente, eles estariam protegidos.
Segundo suas crenças, ao fazer os devidos preparativos para o pentagrama, o círculo adquiriria propriedades mágicas e aquele que estivesse dentro do círculo mágico estaria protegido contra perigos espirituais e até mesmo físicos.
Conta-se também que se necessário, pode-se aprisionar um espírito perverso dentro de um círculo com pentagrama; quando o círculo fosse fechado, o espírito estaria impossibilitado de passar por entre ele, ficando aprisionado e podendo ser facilmente punido por seus atos ou até mesmo destruído.


Na atualidade:
É um símbolo bastante conhecido, utilizado muito por wiccanos e em rituais wiccas. Para politeístas, é um objeto de grande proteção e poder.
Entretanto, os bons devem pagar pelos ruins; devido a práticas de rituais satânicos com a presença de pentagrama, somando mais a imposição da Igreja contra o símbolo; muitos o consideram algo do Diabo ao menos sem saber o que realmente significa e possuem grande medo dele.
Espero que tenha ficado claro o motivo da presença do pentagrama aqui no blog e espero ter ajudado em seu conhecimento!
Enormes abraços!
Escrito por Felipe M.

2 Response to "Pentragrama"

  1. Unknown says:
    4 de novembro de 2010 às 22:02

    pentagrama é coisa do capeta....
    hsauhsaushu, zueira...
    me segue, q to te seguindo, vlw?: http://blog-do-ferreirinha.blogspot.com/

  2. Candomblé & Umbanda says:
    26 de junho de 2011 às 16:31

    Olá meu nome é Henrique Camacho e gostaria de fazer uma pergunta.Tenho 12 anos e adoro dar maçãs para Duendes e Gnomos porém a maçã nunca some.Como posso agradar esses seres?

Related Posts with Thumbnails