Auto-estima

Olá caros amigos de tão perto e tão longe!
 Hoje gostaria de falar sobre a auto-estima; mas, antes de começar, você sabe o que é a auto-estima?
A auto-estima nada mais é que uma avaliação que uma pessoa faz sobre ela mesma; esta avaliação envolve crenças pessoais ("Eu vou conseguir/ Eu não vou conseguir", "Eu sou querido pelas pessoas/ Eu não sou querido pelas pessoas"), emoções geradas pelo triunfo ou a derrota em algum assunto ou questão que necessitava ser resolvida, autoconfiança e principalmente o que você ouve de outras pessoas ao seu redor. Esta última parte é uma das que mais tem força numa avaliação de auto-estima. Quantas vezes você já se sentiu extremamente feliz e alguém lhe diz algo que lhe faça parecer fraco (ou algo do gênero), fazendo com que esta felicidade acabe? Acho que ninguém consegue responder esta pergunta com um "Nunca", sendo criança ou adulto.

A baixa auto-estima é um risco a ser considerado, não é um simples estado mental ou passageiro, é um estado de espírito. Estas pessoas necessitam de qualquer tipo de motivação, algo que as faça se sentir bem, algo que abra um sorriso em seus rostos tristes.
Estas são pessoas como quaisquer outras, podem ser nossos vizinhos, algum conhecido, um amigo, ou até nós mesmos em alguns momentos de nossa vida; entretanto, estas pessoas são vítimas de sérias dificuldades do dia-a-dia, não que seja algo que alguém faça, as dificuldades são pela situação em que se encontram. Elas se encontram todos os dias na beira do abismo da depressão, com o risco de caírem desta beirada; sem contar o grande inimigo que encontram neste abismo...Eles mesmos.
Devemos sempre tratar o próximo com respeito, carinho, elogiar as conquistas, apoiar nos momentos de derrota e nunca tratarmos com desdém. Algumas pessoas se encontram tão frágeis que um pequeno gesto pode fazer a diferença; um sorriso visto, um "bom dia" ouvido, um olhar percebido pode até mesmo dar forças para que a pessoa queira se reerguer e lutar contra este mal que lhe aflige. Infleizmente, em alguns casos mais graves, a depressão causada pela falta de auto-estima é tão forte, que a pessoa não mais enxerga a luz da felicidade e comete algum ato, onde não há volta.
O alto auto-estima é algo que poderíamos "traduzir" como o maravilhoso, excepcional, nós temos mais confiança em nós mesmos, em nossos atos.
Pessoas que possuem a auto-estima bem equilibrada são muitas vezes aquelas que melhor pensam nas ações e suas consequências, tendo assim uma base para muitos feitos que chamaríamos de extraordinários. Estas pessoas são fortes, dificilmente manipuladas por outras, tem a fé em seus atos; nada pode pará-los.
Entretanto, se você acredita em você, sabe moderar as críticas, sabem o que serve e o que não serve para você, e cada vez mais tem sua alto-estima inflada, deve tomar cuidado. O excesso de auto-estima pode gerar o narcisismo. "Qual o problema de ser narcisista?" Pode ter passado em sua mente, e eu lhe respondo: O narcisismo não é algo que irá nos beneficiar ou quem convive conosco. O amor próprio é bom, lhe dá energia e força para os problemas do dia-a-dia, mas quando o narcisismo é muito grande, ele pode se tornar uma enorme montanha para nós.
"Eu sou a única pessoa que sabe fazer isso" e pensamentos semelhantes acabarão por excluir você da sociedade, pois ninguém gosta de ser rebaixado ou ter de escutar alguém lhes chamando de incapazes; isso é uma forma de você contribuir que uma pessoa abaixe sua auto-estima e possa até mesmo ter problemas futuros.
Sim, é um assunto que devemos lidar com cuidado e analisar todos os fatos. Não digo que uma pessoa é melhor que outra. Apesar de nossas diferenças étnicas, culturais, físicas e mentais, todos possuímos a mesma essência.
"Tudo que é em excesso pode gerar grandes conflitos, tanto externos como internos."
Escrito por Felipe M.


3 Response to "Auto-estima"

  1. Rosane says:
    14 de maio de 2010 às 19:37

    Ter auto estima é muito bom faz a gente se sentir muiiito melhor, porém não pode deixar isso subir a cabeça. É necessário se gostar, para assim poder gostar dos outros.
    Bjks

  2. Cido says:
    15 de maio de 2010 às 15:50

    Ótima visão sobre auto estima, continue a exercitar a sua e terá maravilhas em sua vida.

  3. Unknown says:
    19 de maio de 2010 às 00:44

    que texto maravilhoso gostaria de houvir mais sobre esse assunto.


    obrigado felipe.

Related Posts with Thumbnails