Novo por aqui?

Aqui você encontra tudo para seus caminhos e filosofias mágicas ou de aprendizado! Junte-se a nós e vamos crescer juntos!

Respondendo a visitante: Ivete

Bom dia pessoal, como vocês estão?
Estou aqui hoje a fim de responder a pergunta da visitante Ivete sobre a postagem de ontem sobre os Elfos, a pergunta dela foi a seguinte:
"A respeito dos elfos, só consigo imaginar que se existe tal ser? Se ele tem o dominio da Liberdade? Ou suas ações são restritas?Assim como os humanos, que têm anseio de voltar a verdadeira morada da alma,que por esse motivo condena o homem a buscar e querer sempre a Liberdade..."

Agora vamos à nossa resposta:
De início, seria necessário que você explicasse qual é a sua Liberdade. Pode parecer algo extremamente leviano perguntar tal coisa "Qual a sua Liberdade?", pois grande maioria pensa que a Liberdade é algo idêntico para cada pessoa; o que de fato não ocorre.
Os celtas já possuíam uma característica de Liberdade a qual era relacionada a estar em contato com a Natureza e poderem desfrutar dela; é claro que algumas pessoas das tribos acreditavam que a Liberdade era simplesmente estar livre de donos de escravos ou não se tornarem escravos de guerra para outras tribos; e atualmente, a Liberdade foi muito "reprimida" com o famoso direito de "ir e vir".
Aos Elfos, podemos caracterizá-los como "semi-livres"; ou seja, eles possuem restrições em alguns de seus atos.
Brevemente, por causa de sua alta hierarquia Elemental e a sua força (junção dos 4 Elementos) eles possuem sim uma Liberdade de fazerem o que desejam, a diferença é a seguinte, apesar de poderem seguir os seus instintos, eles estão limitados às suas ordens e seus deveres. Um Elfo pode estar em uma floresta e não fazer nada, apenas apreciar o ambiente a sua volta, mas obrigatoriamente ele terá que acompanhar todo e qualquer ser humano que entre em seus domínios e estar atento ao que ele fará, se será prejudicial ou não, etc.
Alguns druidas celtas tinham uma hipótese de que geralmente cada domínio Naturais era controlado por no mínimo 2 Elfos; pois poderiam ter controle de áreas mais vastas e distantes um do outro e é claro, quando rituais fossem realizados, apenas um iria guiar o rumo do ritual enquanto outro continuaria a proteger as matas, o que nos simplifica em um poder sair do seu domínio e não deixá-lo desprotegido.
Apesar destes limites de Liberdade que são impostos pelo próprio Elemento dele, no reino da Magia e dos Elementais não existe a desordem e o caos; há uma unanimidade entre os seres e o Superior deles (Elementos e Magia). Um Elfo, uma Sereia, uma Fada, etc., entendem que possuem sua Liberdade; mas compreendem que vivem por um motivo, servir ao seu Elemento e a Natureza. Seria algo como uma simbiose, um jamais viveria sem o outro.
A Liberdade mágica é aplicável à todos os seres existentes, a única diferença é que quanto maior sua posição na hierarquia, maior será sua Liberdade.
Quanto aos anseios da alma, nenhum ser mágico possui ou possuirá isso; nunca terá o desejo de consumo, o desejo do sexo, do amor para si próprio, entre muitas coisas. Apesar de os Elfos serem criados pelo Elemento Espírito, cujo é o mesmo que nos originou, os Elfos são seres mágicos e existem para defender os 5 Elementos; enquanto nós estamos aqui em "teste" para nossa evolução e a tentativa de melhorar a vida que nos cerca.
Enormes abraços e espero ter respondido a pergunta e esclarecido as dúvidas!
Escrito por Felipe M.

Elfos, mais que seres mágicos

Olá amigos, visitantes, colegas e xeretas de Baús perdidos pela net! Como estão passando esta incrível semana?
Como semana passada falei sobre Centauros, nada mais harmonioso do que falarmos sobre Elfos. De início, quando conhecemos pouco sobre estas culturas e suas mitologias chegamos a pensar que elas não possuem quase nenhuma conexão ou sincretismo, entretanto há muito mais do que podemos imaginar.
Como isso é assunto de uma próxima postagem, vamos ao tema de hoje, Elfos; seres místicos que rondam os contos de fadas e muitas outras histórias, sejam culturais ou ficcionais como em filmes e livros; seres tão fantásticos e simples, ao mesmo tempo tão multifacetados.
Qual a aparência de um Elfo?
Raros são os relatos que demonstrem qual a verdadeira aparência dos Elfos. Eles eram simplesmente caracterizados como "fadas com proporção humana"; vale lembrar que a descrição de fadas para os celtas é ampla (assunto de outra postagem). Então, foram caracterizados com a aparência humana e a famosa orelha pontuda.
Como se originaram?
Ao contrário dos Centauros, os Elfos não se originaram de relações sexuais ou com alguma relação entre os deuses ou humanos; eles estão definitivamente fora do grupo de divindades ou humanos.
Eles estão muito ligados aos 4 Elementos, a sua origem dos Elfos está extremamente ligada à união deles; com a junção do Ar, Fogo, Água e Terra houve a criação do Espírito (o quinto Elemento), e como cada Elemento possuía os seus Elementais, o Espírito criou apenas um ser para o servir, os Elfos.
Elfos são seres divinos?
Como já dito acima, os Elfos não possuem conexão alguma com as divindades. Eles são pura e simplesmente criações do Elemento Espírito, desta forma, podemos resumir a classe dos Elfos exatamente como Elementais. Já que não são diferentes dos outros seres criados pelos Elementos.
Características dos Elfos:
Os Elfos são os seres mais poderosos e de nível mais alto da hierarquia Elemental. Não importa qual seja o outro ser que esteja sendo comparado aos Elfos, seja ele um Dragão, Troll e até mesmo Sereias, jamais serão superiores aos Elfos.
Apesar da distância física entre celtas e gregos, os Elfos poderiam ser chamados de primos distantes dos Centauros; isso ocorre por alguns fatos que se assemelham entre ambos. Os Elfos, diferentemente do que são conhecidos hoje, não eram vistos como seres lindos e maravilhosos sempre preparados  para ajudar a raça humana em suas guerras mesquinhas, muito pelo contrário, os Elfos eram extremamente respeitados e acima de tudo, temidos pelo homem e a sociedade. Ao contrário dos Centauros, os Elfos não visavam proteger o ser humano ou simplesmente a favor de morarem em cidades e dividirem seu cotidiano conosco.
Eles eram sempre descritos como seres selvagens, mas somente quando lhes era necessário assumir tal postura e seres muito animados além de ótimos manipuladores de ervas curativas e/ou venenosas, assim como portadores de enorme sabedoria, dom de batalhas e imortalidade.
Moradia dos Elfos:
Elfos são exclusivos de regiões isoladas onde não existem população ou cidades; tais lugares são como florestas, campos, praias e todo o resto onde não haja cidades e a vida animal e vegetal sejam abundantes.
Papel fundamental dos Elfos:
Todos os Elfos possuíam a obrigação e o dever de equilibrarem a balança da vida e a ordem natural da mesma. Eles são os executores das leis Elementais e protetores dos mesmos; um Elfo tem o dever de proteger os Elementais do local onde vive, protegendo-os, está protegendo toda a vida do meio ambiente e o próprio Elemento. Quando um ser humano entra em seus domínios, eles sempre ficam alerta e são capazes de deixar a pessoa louca quando suas intenções não são boas com o todo (pensamentos de destruição e morte de semelhantes e animais). Os celtas acreditavam que enquanto eles cuidavam do espaço terreno, as Sereias protegiam o espaço marinho.
Existem "Elfas"?
Conforme são vistos em livros e filmes, sempre há a presença de uma bela "Elfa" em um lugar lindo e maravilhoso; entretanto isso NÃO existe.
Elfos são seres exclusivamente do sexo masculino, druidas celtas contavam que por serem totalmente mágicos, não necessitam se procriar através do sexo; sua imortalidade lhe garante um ciclo infinito em serviço à Natureza.
Sociedade Élfica:
Desde a época dos celtas, já eram debatidos assuntos como estes. Em muitos livros e filmes são mostrados sociedades onde Elfos convivem entre si; mas nunca houve um acordo ideológico para dizer se existe ou não algo assim, mas sabe-se que como os outros seres mágicos, tais como as Fadas, há uma reunião anual entre eles para debaterem o que deve ser feito no novo ciclo (ano) que a Natureza entra.
Culto aos Elfos:
Os Elfos jamais receberam cultos dedicados única e exclusivamente à eles, o seu dever fundamental se expandia a ponto de durante um ritual algum Elemental ou Elemento ser convocado para presenciar, um Elfo seria incumbido de presenciar o ritual para evitar que algum erro ou problema viesse à ocorrer.
Em casos específicos, eram feitas oferendas aos pés de árvores para os Elfos, geralmente frutas ou algum alimento, nunca um objeto que para nós possui valor; porém, muitas vezes poderiam não ser aceitas pelo Elfo os rejeitar ou não gostar do que foi ofertado, afinal, assim como nós, cada Elfo tem uma personalidade diferente e por fim, um gosto diferente.
Como detectar um Elfo?
Elfos são seres puramente mágicos, portanto, serão apenas sentidos e vistos se assim desejarem; rituais feitos em matas podem atraí-los se feitos corretamente e possuírem alguma finalidade real (não uma tentativa barata de chamá-los) mas com certeza sentira que um deles te observa se for para algum lugar que lhes é sagrado e não possui permissão.
Elfos na atualidade:
Elfos são muito revividos em filme e estórias em geral, porém jamais apareceriam portando arco e flechas ou espadas, pois a sua forma de combate é mágica, onde com um simples gesto pode derrubar qualquer inimigo e não podemos nos esquecer de suas cidadelas e sociedades. Apesar de serem algo fantasioso para este ser, tornou-se um estereótipo dos Elfos, e que mal tem vê-los de forma tão graciosa?
O Baú se despede por aqui e lhes desejo um belo dia! Até a próxima!
Escrito por Felipe M.

Parabenização e congratulação!

Olá caros visitantes e amigos, como estão?
Ontem não pude postar aqui no Baú pois foi um dia corrido para minha pessoa; afinal, dia 20 de Março é um dia muito especial e não me faltam motivos.
Primeiramente, gostaria de parabenizar minha prima Tays (novamente) pelo seu 19º aniversário, que a sua vida seja regada de muito amor e felicidade e que a luz do juízo não se apague enquanto caminhar nesta trilha escurecida pela ignorância e medo que muitos exercem sobre você!
Em segundo lugar, um feliz dia dos blogueiros à todos meus prezados amigos e também aos blogueiros que visitam o Baú!
E em terceiro e último lugar, não poderia me esquecer de desejar um novo ano para todos, afinal, um novo ano espiritual se inicia e por que não comemorar?
Então, faço votos à todos de um excelente 20 de Março (um dia atrasado) e que todos os outros dias de nossas vidas possuam sempre motivos para nos alegrarem, mesmo que estes motivos sejam mínimos.
É claro que não posso deixar de citar que a visitante Ivete, realmente consegue transpassar seus pensamentos sobre diversas postagens através de seus comentários e é quase que uma filosofia que ela cria em seus breves comentários. Então, não podia deixar de agradecê-la pela sua presença aqui no Baú!
Enormes abraços para todos e uma ótima semana!

Seja quem você realmente é!

Pessoal, consegui retornar das profundezas da escuridão!!!
Finalmente, a energia voltou! Ontem foi um dos maiores tormentos da minha vida, essa maldita companhia (para não falar Eletropaulo) não sabe o real motivo de a energia da minha rua ter acabado às 14 horas e voltado apenas às 19 horas, sem contar que hoje novamente; pelo menos retornou mais rapidamente.
Como esta semana foi ótima, consegui o certificado de conclusão do meu CFC e posso me preparar para as aulas práticas de direção e outras coisinhas mais, acabei não tendo tempo para postar aqui no Baú.
Pois bem, você é quem realmente é?
Interessante esta pergunta, afinal as pessoas dificilmente possuem o conhecimento de quem realmente são ou (infelizmente) não assumem sua real personalidade. Tenho visto que muitas pessoas evitam falar de seus gostos por medo de serem rejeitadas pela sociedade que nos cerca; mas, isso tem algum sentido?
O que ocorre é que a sociedade nos grava diariamente um esteriótipo racista, exclusivista e muito seletivo; seja em qualquer aspecto e/ou assunto que iremos ponderar.
Vejamos, você age como deseja no dia a dia? Quando perguntam algo, você responde o que realmente pensa ou responde algo para que a pessoa te julgue como alguém da sociedade? Já presenciei casos onde conhecia a pessoa quase que plenamente e a sua forma de pensar, mas ela responder algo "comum" para que não julgassem sua forma de pensar. Agora pergunto, o que isso nos dá em forma de valor? O que isso nos engrandece?
Grande maioria da população demora para estabelecer sua personalidade, sem contar casos em que isso ocorre somente na vida adulta por necessidades da vida, enquanto outras pessoas já estabelecem sua personalidade durante a infância e acabam sendo rotuladas por possuírem um "gênio forte" (ou personalidade forte); e isso é ótimo pois a pessoa não abre mão de como realmente é e está prestes a se mostrar com verdade, não colocando uma máscara para se camuflar na sociedade em que vive e ser um "bom partido" ou alguém de carácter dócil e gentil.
Atualmente, pessoas rotuladas com gênio forte foram erroneamente associadas como pessoas sem educação ou simplesmente como "cabeça-dura" e acabam não percebendo o verdadeiro elogio que recebem por isso. Eu tenho a teoria de que as pessoas possuem tendências de gostar daqueles que puxam seus sacos (no bom sentido), quem gosta daqueles que nos enfrentam quando não concordam com o que dissemos? Quando você expõe sua opinião e não concorda com o que foi dito, prepare-se para ser queimado na fogueira sua ovelha negra.
Devemos seguir o lema dos Centauros com o que podemos resumir como "Defender suas ideologias com unhas e dentes, mesmo que até a morte". Voltando ao tema, as pessoas temem mostrar suas idéias para fazerem parte de nossa sociedade.
Por que existe esse maldito esteriótipo social? Mulheres bonitas são loiras, magras e estatura média; principalmente caucasianas e raramente afro-descendentes (salvo exceções).
Um teste nos EUA e vários outros países (como Alemanha por exemplo), colocaram duas bonecas idênticas, porém uma branca e outra negra e fizeram testes com crianças caucasianas, todas escolheram a boneca branca; agora você me diz "ah, mas escolheram por ser idêntica a eles mesmos", porém, o teste continuou com crianças afro-descendentes e mais de 90% escolheram as bonecas brancas e perguntaram o motivo de escolherem ela e não a preta, e responderam que os brancos são mais bonitos, e perguntam em seguida se sabem que a boneca negra é igual a elas e pode-se notar a decepção no rostinho delas. Isso é um cúmulo, crianças desde pequenas convivendo com a desaprovação do que realmente são.
Algusn não aceitam sua aparência física, a sua cor de pele, o próprio nome e isso influencia na sua personalidade. O refúgio seguro destas pessoas é se basearem na personalidade de quem lhes agrada ou baseiam seus maiores devaneios, fazendo com que amigos, conhecidos e até mesmo personagens de TV sejam um guia de personalidade.
"Nossa, o doutor House é bem legal, vou tentar ser como ele", "Uau, Alan Grant é muito sábio, quero ser como ele" e esse "ser como ele" acaba se tornando uma tentativa frustrada de "ser ele" e você acabará por não ser respeitado e quando necessário, não pensará por si próprio.
Seja você mesmo, assuma quem você é, não tenha medo de pronunciar seu nome, não tenha medo de mostrar quem você é e jamais deixe que comentários alheios interfiram negativamente em sua vida e faça o que sua ideologia lhe diz.
Não deixe que a sociedade te reprima por gostar de música clássica; por se vestir de preto sempre, por ter o cabelo sem chapinha ou por usar roupas extravagantes e usar estilos próprios de roupas, feitas por você ou que você tenha combinado.
"Se você negar você próprio, ninguém a sua volta te aceitará!"
Escrito por Felipe M.

Tudo que é comprado, deve ser pago

Olá pessoal, como vocês estão?
Infelizmente não posso responder que estou melhor do que nunca, tenho que assumir que a situação que estamos assistindo no Japão realmente está me preocupando.
Creio que todos sabem que o número de mortes não foi baixo e que os que sobreviveram ao desastre estão se corroendo por desespero e medo de que possa acontecer novamente, pois não estão livres de que ocorra em escala maior ou semelhante. Não é algo que eu goste de falar, pois nessas horas devemos torcer para o melhor acontecer e termos esperança de que a situação vai melhorar; mas também não podemos nos cegar com esperanças em demasia e fantasiar que acabou e nunca mais acontecerá.
Para aqueles que se perguntaram o que o título desta postagem tem a ver, vou ser direto e taxativo; o que compramos foi a nossa POSSÍVEL destruição e uma guerra contra a Terra. Eu digo que é "possível", pois apesar de todos estes anos em que nós, seres humanos, destruímos o solo, matamos os animais de nossas florestas, queimamos nossas árvores como se fossem um nada e principalmente a forma que tratamos nossos própros semelhantes; pais matando filhos, pessoas matando seus enamorados, tortura contra crianças e idosos e tudo mais que noticiamos em jornais e outros meios de comunicação.
Talvez tenhamos algum tempo para fazer uma mudança significativa em nosso destino, mas o tempo é pequeno e não saíremos ilesos; de alguma forma, seremos atingidos de alguma forma.
Como vários outros que pedem em televisão, jornal, etc, devemos ter consciência de nossos atos; mas com o diferencial de muitos que dizem isso simplesmente para falarem "fiz minha parte, já pedi que se conscientizassem" eu tento fazer o melhor de mim para conseguir ao menos melhorar a situação minha e de meus parentes, aqueles que amo.
Se analisarmos minuciosamente, nunca deixamos de viver em uma era em que o Amor move montanhas, a Sensibilidade modifica pensamentos e o Carinho cura as doenças físicas; mas as pessoas se deixaram cegar pela ignorância de suas vidas medíocres. Sim, vidas medíocres, ao momento em que nos importamos somente com o que ganhamos, não temos mais vida; quantos possuem sede de riqueza e lutam a vida toda para realizar este sonho, quantos conseguem? Quantos podem desfrutar do que conseguiram?
A mediocridade é mutável, para mim significa algo, para você outra.
O que nos resta agora é tentar mudar nossos atos para com a Terra e a vida em geral e principalmente rezar; seja para o seu único Deus, para os seus deuses, os Titãs ou qualquer outro em que seu coração tenha fé; não importa quem eles sejam, a oração é Universal e mesmo que eu não reze ao mesmo deus que você, tenha certeza de que ambas as oraçãos serã consideradas e ajudarão quem necessita.
Enormes abraços e pensem um pouco e analisem a situação.
"O alarme já nos foi dado há muito tempo, agora, presenciamos o estopim da mudança."
Escrito por Felipe M.

O Portal Mágico

Caros visitantes, é com prazer que lhes convido para a inauguração da loja online da minha querida mãe!
Uma loja mística, mágica e cheia de encantos, os quais certamente lhe atrairão a atenção e o desejo!
Entrem e olhem tudo o que lhes interessar, quem sabe não encontre algo que desperte sua atenção ou que combine com você!
Peças de gesso pintadas a mão, chaveiros artesanais, atames e muito mais!
O link para a loja está imbitudo na imagem, basta clicar e será redirecionado para ela ou entre no link "Portal Mágico" na barra lateral do Baú!
Escrito por Felipe M.

Centauros, mais que uma simples criatura

Olá caros amigos e visitantes, como vocês estão?
Hoje vou falar um pouco sobre os meus amados e queridos Centauros. Seres belos, enigmáticos, repletos de misticismo e segredos.
Sempre retratados em contos gregos como guerreiros selvagens capazes de destruir vilarejos inteiros, exímios arqueiros e apesar da selvageria, possuidores de enorme inteligência. Quem eram? O que eram?
Qual a aparência de um Centauro?
Centauros se tornaram clássicos em contos de batalhas divinas e até mesmo de alguns heróis. Desde seu início eles eram representados com o corpo de um ser equino e torso humano; resumindo, eles possuem corpo de cavalo e a parte superior de um ser humano.
Como se originaram?
Existem duas versões de como se originaram. A primeira conta que os Centauros se originaram através de relações sexuais entre Ixion e Nephele.
Ixion era rei dos Lapithes (uma civilização grega de caráter guerreiro), segundo lendas, descendente direto de Ares e Peremele. Zeus possuía grande interesse no rapaz e ele o levou ao Olimpo para viver entre os deuses; porém, o rapaz despertou grande desejo sexual por Hera. Zeus o expulsou do Olimpo, mas Hera manteve seu ódio pelo mortal, então criou a ninfa Nephele, a qual detinha aparência idêntica da deusa.
A ninfa persuadiu o rapaz em ordem de Hera e acabou por engravidar de Ixion. Como punição ao rapaz, seus descendentes (os quais obrigatoriamente deteriam o trono) nasceram metade cavalo e metade homens, assim, a população os rejeitou e seu reinado teve um fim.
Outra versão conta que Centaurus se relacionou com éguas e os Centauros se originaram. Centaurus por sua vez, era descendente direto de Apollo e a ninfa Stilbe (filha do deus marinho Peneus e a náiade Creusa); da relação entre eles, nasceram duas crianças, o futuro rei de Lapithes (que substituiu Ixion, segundo algumas fontes) e a outra criança era Centaurus, metade homem, metade cavalo.
Centauros são seres divinos?
Como é possível perceber, em ambas as versões os Centauros se originam diretamente dos deuses Ares e Apollo. Isso os torna possuidores de poderes e forças sobre-humanas; porém, qual dos dois é mais certo de ser o verdadeiro pai (criador) desta raça?
Segundo historiadores e até mesmo alguns fiéis, ambas as versões são corretas. O que ocorre é o seguinte, de início existiam duas tribos de Centauros, descendentes de Ares e outra de Apollo. Com o tempo, as tribos se uniram e houve a junção do sangue de uma tribo com outra (através de relações sexuais) e os descendentes se tornaram os Centauros que conhecemos.
Esta crença foi fortemente acatada por explicar a natureza dos Centauros. Exímios guerreiros, capazes de esmagarem um exército humano e por serem dotados de extrema agilidade com arco e flecha (além de espadas).
Presentes dados aos Centauros:
As lendas sobre os Centauros não acabam por aí. Segundo alguns historiadores, os originadores de ambas as tribos de Centauros (Ares e Apollo) deveriam presentear a nova tribo, nascida da união das duas antigas.
Apollo como presente, deu à todos o dom da previsão do futuro e a capacidade de analisar o passado dos homens com um simples olhar.
Ares possuía apenas o dom da guerra para presenteá-los, porém eles nasceram com este dom da guerra e o dom do arco e flecha; assim, Ares não possuía presente, sem outra escolha, recorreu a sua rival. Ouvindo ao pedido do irmão, Athena não pode recusar aos pedidos puros vindos de Ares para com seus descendentes e pela pureza e humildade de Ares, ela concedeu aos Centauros o dom da inteligência e sabedoria.
Características dos Centauros:
Centauros, apesar de muito respeitados pelos gregos, eles eram principalmente temidos. Segundo oráculos, sacerdotes e até mesmo deuses, os Centauros protegeriam a humanidade pelo fato de serem metade humanos; porém, tendo a outra metade animal, eles poderiam punir o homem por agressões contra Gaia (Terra) e a Natureza. Segundo o oráculo da cidade de Atenas, os Centauros deveriam ser respeitados e incluídos na sociedade, pois sua fúria despertaria a selvageria da Natureza e traria a decadência a qualquer um que se colocasse contra.
Considerados os seres mitológicos gregos mais poderosos que qualquer um, mesmo que as hidras, harpias e todo o resto.
Os Centauros se destacam em um aspecto específico, apesar de serem selvagens e brutais por natureza, eles detinham o controle desta selvageria e assumiam caráter pacífico e inofensivo, porém em batalha, eles liberavam totalmente esta selvageria e brutalidade, não poupando nada nem ninguém que se mantivesse em seu caminho. O interessante é que esta brutalidade (de Ares) foi perfeitamente combinada com a sabedoria (de Athena), desta forma, quando eles agiam por impulso e selvageria, sempre se utilizavam de estratégias antes do ataque, tudo friamente calculado.
Moradia dos Centauros:
Os Centauros possuem preferência em habitar florestas e campos em geral, seja próximo de rios, lagos ou mares, ou no interior destas densas florestas. Na Grécia antiga, alguns optavam por viver em sociedade mista, ou seja, viviam em cidades junto com humanos, principalmente metrópoles. Mas hoje, como saber se temos ou não Centauros em grandes metrópoles?
Papel fundamental dos Centauros:
Respondendo a pergunta acima, seria extremamente difícil um Centauro viver em nossa sociedade atual.
Os Centauros possuíam um papel fundamental na ordem natural da vida e dos seres; eles eram incumbidos de proteger os seres místicos e as florestas existentes. Era de sua obrigação defender os sátiros, ninfas e outros seres mais pacatos, até mesmo como arriscarem a própria vida para defenderem seres mais ferozes como hidras, minotauros, górgonas, etc.
A vida em sociedade humana era rara, mas existente. É necessário que fique claro que poucos eram os Centauros que optavam viver junto com humanos. Grande maioria jamais saía das florestas para contato humano sem necessidade.
Centauromacia:
Assim como a Titanomacia, onde os Deuses enfrentaram os Titãs em uma luta decisiva para o controle do Universo, os Centauros possuíram uma guerra pessoal contra os homens. A Centauromacia é resultado de ambas as versões de origem dos Centauros.
A guerra foi decisiva para o controle de Lapithes, já que em uma versão os Centauros são proibidos de assumir o trono e em outra, o irmão humano do Centauro é quem assume o trono e quando morto, Centaurus é proibido de assumir o trono; assim, os Centauros se uniram em um grande exército e julgaram que a cidade devia ser inteiramente destruída e os integrantes mortos; adultos e crianças, homens e mulheres.
Caeneus, um herói da cidade, não ordenou nenhum pedido de ajuda, por sua gigante confiança em si mesmo e seu povo, acabou levando milhares de mortes de seus conterrâneos; em desespero, armou um planou e conseguiu remover todas as armas e armaduras dos Centauros enquanto dormiam. Na manhã seguinte, os Centauros se armavam com paus e pedras (literalmente) e partiram a luta mesmo sem as espadas e arcos e assassinaram Caeneus. Para dar fim ao massacre, Teseu foi enviado para exterminar os Centauros que não se rendessem pacificamente.
Ao chegar, convocou uma reunião com chefes Centauros e humanos para a rendição de ambos, onde ninguém ganharia ou perderia a guerra. O próprio rei de Lapithes concordou com a rendição, mas para espanto, nenhum dos Centauros aceitou a rendição e partiram para a luta onde culminou na vitória de Teseu e a morte do rei de Lapithes.
A guerra foi desencadeada também pelo atual rei querer se casar com uma Centáuride; e os Centauros se recusavam a aceitar a união entre um homem e um ser como o Centauro.
Havia Centauros fêmeas?
Apesar de quase nunca representadas, as fêmeas desta raça eram conhecidas como Centáurides. Grandes guerreiras e pensadoras, porém, optavam pelos cuidados com os jovens e idosos.
Quíron:
Mais conhecido como Chiron, porém é chamado algumas vezes de Quíron. Chiron foi o principal e mais famoso Centauro da sociedade grega. Ele optou por viver em sociedade e ajudá-la a resolver os problemas que frequentemente possuíam.
O nascimento de Chiron é desconhecido, mas seus estudos, muito bem visados. Ele se destacava dos demais Centauros por sua excessiva calma e capacidade de aprendizado.
Quando jovem, foi retirado da sociedade dos Centauros por Apollo e Artemis. Ambos o ensinaram tudo o que era possível um mortal aprender; entretanto, Artemis lhe visou as habilidades heróicas e Apollo a medicina.
Quando adulto, optou viver com humanos e se tornou grande filósofo da época; além de ensinar sobre as doenças, ele foi muito reconhecido com o treinamento de vários pupilos; todos estes pupilos se tornaram grandes heróis, entre eles, podemos citar nomes como Aquiles, Jasão, Teseu e Héracles (Hércules), entre muito outros.
A morte de Chiron acaba; de certa forma, sendo irônica. Ele ensinou muito sobre a arte da cura de doenças comuns e mágicas; porém, foi atacado por Héracles (Hércules) durante um descontrole de fúria por uma flecha envenenada. Porém, Apollo havia lhe dado uma mistura divina que lhe concedeu imortalidade, mas a flecha havia sido embebida em um veneno feito por Héracles e a partir de seus conhecimentos, Chiron previu que o sangue de Hydra o salvaria da possível dor gerada (afinal, não podia morrer). Héracles iniciou a jornada para matar uma Hydra enquanto Chiron agonizava em dores que nem o vinho de Dionísio conseguia amenizar.
Quando o sangue lhe foi trazido, Chiron fez a vacina, porém, seu organismo rejeitou o tratamento e ele foi condenado a pagar pela eternidade as dores que seu pupilo lhe causara. Cronos reuniu forças e através do vento, enviou uma mensagem para o herói e disse que as dores de seu mestre poderiam ter fim; mas seria necessário a troca da vida de Chiron pela liberdade de Prometeus.
Zeus recusou em fúria a oferta de seu filho, mas não recusou ao pedido de que seu tutor agonizasse eternamente; então Zeus retirou a essência da vida de Chiron e o transformou em uma constelação.
Importância de Centauros em outras culturas e algumas sociedades:
Em Atenas:
Segundo dados encontrados, os atenienses acreditavam que a cidade possuía um pacto onde os Centauros poderiam encontrar abrigo nela sempre que desejassem e em troca, ensinariam seus conhecimentos aos jovens. Tornando-se assim como professores e ensinando muitos filósofos.
Na Macedônia:
As Centáurides foram mais acatadas pela população. Elas se tornaram símbolos de boas mães, pela proteção que davam os filhos, atuando como tutoras e protetoras.
Em Roma:
Os Centauros continuaram com sua importância e era dito que Constantino detinha uma carruagem guiada por 2 Centauros, seus tutores e guardas pessoais.
Na Idade Média:
Foram muito utilizados em pinturas e poesias como símbolos de força e o lado selvagem do espírito humano.
Sincronia Celta:
Para os celtas, os Centauros não existiam; porém a figura deles era fortemente ligada aos Elfos.
Cultos dos Centauros:
Os Centauros foram muito ligados com Dionísio, sendo eles quem acolheu o jovem deus por certo tempo na Terra.
Dionísio sempre lhe foi grato e periodicamente preparava um vinho especial e mandava para os Centauros em forma de reconhecimento e agradecimento. Em seus rituais, os Centauros estavam sempre presentes para controlarem o rumo do que era feito para que não ocorressem enganos ou erros.
Como detectar um Centauro?
Centauros são seres muito ligados ao divino, portanto eles serão vistos e percebidos apenas quando desejarem que isso ocorra e é necessário grande equilíbrio físico/espiritual de uma pessoa para que isso seja possível.
Centauro e a constelação:
Chiron foi transformado por Zeus em uma constelação em pedido de Héracles e como gratidão pelos ensinamentos.
O signo de Sagitário assumiu então um lugar no zodíaco grego e até hoje nos é conhecido.

Espero que tenham gostado e logo postarei algo específico de Sagitário para vocês!
Enormes abraços e bom fim de semana!
Escrito por Felipe M.

Respondendo ao Anônimo

Olá caros visitantes de aspecto físico humano e de espírito corajoso por abrir este Baú; como estão?
Hoje eu tirei o dia para fazer absolutamente nada, o dia inteiro dedicado para viagens na internet, vídeos de comédia que muitos caracterizam como "nerd" entre muitos outros.
Mas como minha curiosidade é gigante quando o assunto é blog, resolvi "apenas olhar" o Baú e percebi que havia um comentário para ser aceito e decidi olhar ele.
A pessoa se identificou (na verdade não) simplesmente como Anônimo, o meu grande amigo Anônimo, quase sempre deixa comentários aqui e eu me mordo de curiosidade em saber qual o medo de colocar o primeiro nome para se identificar... Continuando, a pergunta que me foi feita é a seguinte:
"Por favor, pode deixar uma postagem a dizer como nos convertemos ao Politeísmo?"
Bom, eu pensei em responder somente amanhã, mas não consegui resistir a uma frase curta e bem escrita (sem contar o cuidado de escrever Politeísmo com P maiúsculo) e resolvi responder!
De início, não quer ser simples demais, nem complicado demais; então deixe-me simplificar, não é algo complicado, mas também não é puramente fácil.
Antes de tudo, deve-se ficar claro que o Politeísmo não é algo que seguimos da noite para o dia, simplesmente por "dar na telha", assim como todas as outras religiões e ideologias, a pessoa deve analisá-la e procurar pontos que lhe sejam favoráveis e ter a pura noção de que se aquela religião ou ideologia não lhe agradar, não deve-se insistir em participar das mesmas. Assim como as pessoas frequentam cultos católicos (e outros) e não se sentem bem por causa dos dogmas e/ou as crenças adotadas, seguir o Politeísmo não está livre de que você não se encaixe na ideologia adotada.
O principal que deve-se ter em mente é que, se hoje você tem uma crença (seja no Deus, Alá, etc), jamais você poderá virar suas costas e fingir que nunca teve fé por ele; crença religiosa não é uma coisa que podemos abandonar a qualquer momento e esquecer por completo. Muitos que se intitulam "pagãos" por seguirem a wicca ou por se dizerem fiéis dos antigos deuses não demonstram respeito por outras crenças e religiões; não sou católico mas não é motivo para eu desacreditar "Nele", não o adoro, mas respeito e parte de mim possui fé nele.
Em segundo lugar, deve-se compreender que existem várias vertentes de Politeísmo (grega, nórdica, celta, indígena, etc) e cabe a você descobrir qual é que pertence ao seu coração. Cada vertente possui várias divindades que se diferem muito entre si e principalmente entre as vertentes; porém, as ideologias são muitas vezes, próximas uma das outras.
O que é obrigatoriamente necessário para ser politeísta é ter conhecimento nos deuses em que irá ter fé. Você jamais poderá esperar resultados de preces para encontrar uma paixão enquanto rezar para Ares, sendo que Afrodite é quem lida com estes assuntos; entre várias outras situações, como prosperidade, etc.
É necessário que se conheça no mínimo o que cada deus controla e rege; como a saúde, amor, ódio, etc. O interessante é procurar quem realmente conheça o assunto para que não haja erros ou confusões; jamais pode-se vendar os olhos e mergulhar na escuridão da ignorância e do desconhecimento. Os contos e lendas (originais) contam muito sobre estas divindades e muito podem ajudar.
ATENÇÃO!!!
JAMAIS ser e ostentar o "sou politeísta" significa que deve-se andar de preto pelas ruas e parecer um gótico ou alguém que adora andar pelas trevas. Ser politeísta não significa que você seja um bruxo, bruxa, sacerdote ou qualquer outro título que exista. Ser politeísta não significa ser especial e ser mais importante que outras pessoas. Ser politeísta não significa fazer somente o mal ou que você (misteriosamente) saiba realizar rituais da forma correta e muito menos de que agora você saiba fazer Magia.
A Magia está muito ligada ao Politeísmo, porém o Politeísmo não possui esta mesma conexão com a Magia.
Outra coisa muito IMPORTANTE é que existe uma confusão feita por muitos; Politeísmo propriamente dito não é uma religião.
Está assustado? Pois bem, ser puramente Politeísta não significa seguir uma religião. O fato de seguir o Politeísmo e adorar aos vários deuses o faz um fiel, alguém que lhes credita fé; a religião pode seguir o Politeísmo, mas é totalmente diferente de (simplesmente) ter fé neles.
Consegui ajudar? Se não consegui explicar ou se ainda possui alguma dúvida, mande-me um e-mail no meu endereço aqui na barra lateral do blog ou deixe como um comentário que terei o prazer de responder!
Abraços enormes!
Escrito por Felipe M.

Amor?

Eros! Bendito seja você e amaldiçoada seja sua flecha!
Espere... Amaldiçoada? Não não, abençoada também seja sua pontaria!
É claro que temos os nossos paradoxos e nossos limites, mas, como todo fiel de Artemis, sei que posso desafiar esses limites e quebrá-los de forma que possa superá-los e me moldar de acordo com o que desejamos suportar ou até mesmo para agradar alguém; de forma que não nos afastemos de quem realmente somos.
O mais interessante é voltarmos aos velhos pensamntos após muito tempo de mudanças e novos pensamentos; mas certas coisas não mudam, sentimentos não são mutáveis, especialmente para determinadas pessoas.
Por que enigmas? Por que enrolação e não dizer o nome? Por que a vergonha? Será que é remorso das palavras que minha língua proferiu?
Tentativa de redenção?
Palavra alguma será digna de me redimir, talvez nem um ato; por isso digo que o que pode salvar é o sentimento de ambos, onde um completará o outro e a redenção será adquirida pelo amor que existe!
Te amo!!!
Escrito por Felipe M.

Resultado da enquete

A enquete foi finalizada com a pergunta de qual a frequência de atualização das músicas do Baú; com 3 votos, foi escolhido que as músicas fossem atualizadas uma vez a cada 2 semanas; portanto, com 2 votos, as atualizações semanais foram descartadas.
Infelizmente, nunca vi o Baú morder ou infectar um computador com vírus. Por que o "infelizmente"?
Fácil, seria uma explicação plausível para a ausência de votos nas enquetes, antes dizer que "ele me mordeu" do que "não estou afim".
Mas fazer o que, quando optamos pela idéia de democracia, temos que nos contentar com o pouco que temos! Mesmo assim, AGRADEÇO aos votos e aqueles que ajudam o Baú a se modelar conforme vocês o desejam através dos votos e os (raros) comentários!
Ao lado já está presente uma nova enquete que ficará aberta durante exato um mês!
Abraços enormes!
Escrito por Felipe M.

Se o dia nasce bonito, é porque você está bem!

Ah, quantas vezes não nos levantamos de nossas camas e nos deparamos com o belo Sol sorrindo bem em frente à nossa janela, pássaros cantando e tudo a sua volta transmitindo alegria e todos os sentimentos bons que podemos sentir.
O que pode ter ocorrido? A Terra está feliz com você? A Vida está tão alegre e forte que podemos sentir bem estar? Já sei, foram os deuses que sorriram para você e estão fazendo de tudo para que você sorria junto com eles!
Hum, algo me diz que não foram os deuses que sorriram, mas, de onde vem sentimento tão bom? A resposta é simples e curta: Equilíbrio Pessoal.
Para quem tem lido o Baú, pôde perceber que tenho comentado muito sobre meditação (e que estou meio ausente ultimamente), é claro que para quem não tem costume, a meditação pode se tornar uma criatura de sete cabeças e algo totalmente estranho e inútil. A meditação é algo que foi criado para uma auto-ajuda e prevê que ela é capaz de curar qualquer mal.
Como o assunto "meditação" ficará para uma postagem mais adiante, quero voltar esta postagem para algo mais específico. Como costumo dizer, o ser humano é um ser fascinante!
A razão de certos dias nos parecem livres de problemas e tristesa é o simples fato de que em certos momentos, o nosso corpo consegue se regenerar tanto contra o stress que nos afeta e outros problemas, e o nosso corpo se re-equilibra novamente e temos a melhor sensação do mundo.
Este re-equilíbrio é o que nos traz a vida, o amor e toda a alegria do mundo! Então, peço que deixem que esta alegria o contagie e se torne tão radiante que possa alegrar as pessoas que convivem conosco! Vamos melhorar a nossa qualidade de vida em um simples gesto: alegrar a pessoa que está ao nosso lado!
Escrito por Felipe M.

Related Posts with Thumbnails