Elfos, mais que seres mágicos

Olá amigos, visitantes, colegas e xeretas de Baús perdidos pela net! Como estão passando esta incrível semana?
Como semana passada falei sobre Centauros, nada mais harmonioso do que falarmos sobre Elfos. De início, quando conhecemos pouco sobre estas culturas e suas mitologias chegamos a pensar que elas não possuem quase nenhuma conexão ou sincretismo, entretanto há muito mais do que podemos imaginar.
Como isso é assunto de uma próxima postagem, vamos ao tema de hoje, Elfos; seres místicos que rondam os contos de fadas e muitas outras histórias, sejam culturais ou ficcionais como em filmes e livros; seres tão fantásticos e simples, ao mesmo tempo tão multifacetados.
Qual a aparência de um Elfo?
Raros são os relatos que demonstrem qual a verdadeira aparência dos Elfos. Eles eram simplesmente caracterizados como "fadas com proporção humana"; vale lembrar que a descrição de fadas para os celtas é ampla (assunto de outra postagem). Então, foram caracterizados com a aparência humana e a famosa orelha pontuda.
Como se originaram?
Ao contrário dos Centauros, os Elfos não se originaram de relações sexuais ou com alguma relação entre os deuses ou humanos; eles estão definitivamente fora do grupo de divindades ou humanos.
Eles estão muito ligados aos 4 Elementos, a sua origem dos Elfos está extremamente ligada à união deles; com a junção do Ar, Fogo, Água e Terra houve a criação do Espírito (o quinto Elemento), e como cada Elemento possuía os seus Elementais, o Espírito criou apenas um ser para o servir, os Elfos.
Elfos são seres divinos?
Como já dito acima, os Elfos não possuem conexão alguma com as divindades. Eles são pura e simplesmente criações do Elemento Espírito, desta forma, podemos resumir a classe dos Elfos exatamente como Elementais. Já que não são diferentes dos outros seres criados pelos Elementos.
Características dos Elfos:
Os Elfos são os seres mais poderosos e de nível mais alto da hierarquia Elemental. Não importa qual seja o outro ser que esteja sendo comparado aos Elfos, seja ele um Dragão, Troll e até mesmo Sereias, jamais serão superiores aos Elfos.
Apesar da distância física entre celtas e gregos, os Elfos poderiam ser chamados de primos distantes dos Centauros; isso ocorre por alguns fatos que se assemelham entre ambos. Os Elfos, diferentemente do que são conhecidos hoje, não eram vistos como seres lindos e maravilhosos sempre preparados  para ajudar a raça humana em suas guerras mesquinhas, muito pelo contrário, os Elfos eram extremamente respeitados e acima de tudo, temidos pelo homem e a sociedade. Ao contrário dos Centauros, os Elfos não visavam proteger o ser humano ou simplesmente a favor de morarem em cidades e dividirem seu cotidiano conosco.
Eles eram sempre descritos como seres selvagens, mas somente quando lhes era necessário assumir tal postura e seres muito animados além de ótimos manipuladores de ervas curativas e/ou venenosas, assim como portadores de enorme sabedoria, dom de batalhas e imortalidade.
Moradia dos Elfos:
Elfos são exclusivos de regiões isoladas onde não existem população ou cidades; tais lugares são como florestas, campos, praias e todo o resto onde não haja cidades e a vida animal e vegetal sejam abundantes.
Papel fundamental dos Elfos:
Todos os Elfos possuíam a obrigação e o dever de equilibrarem a balança da vida e a ordem natural da mesma. Eles são os executores das leis Elementais e protetores dos mesmos; um Elfo tem o dever de proteger os Elementais do local onde vive, protegendo-os, está protegendo toda a vida do meio ambiente e o próprio Elemento. Quando um ser humano entra em seus domínios, eles sempre ficam alerta e são capazes de deixar a pessoa louca quando suas intenções não são boas com o todo (pensamentos de destruição e morte de semelhantes e animais). Os celtas acreditavam que enquanto eles cuidavam do espaço terreno, as Sereias protegiam o espaço marinho.
Existem "Elfas"?
Conforme são vistos em livros e filmes, sempre há a presença de uma bela "Elfa" em um lugar lindo e maravilhoso; entretanto isso NÃO existe.
Elfos são seres exclusivamente do sexo masculino, druidas celtas contavam que por serem totalmente mágicos, não necessitam se procriar através do sexo; sua imortalidade lhe garante um ciclo infinito em serviço à Natureza.
Sociedade Élfica:
Desde a época dos celtas, já eram debatidos assuntos como estes. Em muitos livros e filmes são mostrados sociedades onde Elfos convivem entre si; mas nunca houve um acordo ideológico para dizer se existe ou não algo assim, mas sabe-se que como os outros seres mágicos, tais como as Fadas, há uma reunião anual entre eles para debaterem o que deve ser feito no novo ciclo (ano) que a Natureza entra.
Culto aos Elfos:
Os Elfos jamais receberam cultos dedicados única e exclusivamente à eles, o seu dever fundamental se expandia a ponto de durante um ritual algum Elemental ou Elemento ser convocado para presenciar, um Elfo seria incumbido de presenciar o ritual para evitar que algum erro ou problema viesse à ocorrer.
Em casos específicos, eram feitas oferendas aos pés de árvores para os Elfos, geralmente frutas ou algum alimento, nunca um objeto que para nós possui valor; porém, muitas vezes poderiam não ser aceitas pelo Elfo os rejeitar ou não gostar do que foi ofertado, afinal, assim como nós, cada Elfo tem uma personalidade diferente e por fim, um gosto diferente.
Como detectar um Elfo?
Elfos são seres puramente mágicos, portanto, serão apenas sentidos e vistos se assim desejarem; rituais feitos em matas podem atraí-los se feitos corretamente e possuírem alguma finalidade real (não uma tentativa barata de chamá-los) mas com certeza sentira que um deles te observa se for para algum lugar que lhes é sagrado e não possui permissão.
Elfos na atualidade:
Elfos são muito revividos em filme e estórias em geral, porém jamais apareceriam portando arco e flechas ou espadas, pois a sua forma de combate é mágica, onde com um simples gesto pode derrubar qualquer inimigo e não podemos nos esquecer de suas cidadelas e sociedades. Apesar de serem algo fantasioso para este ser, tornou-se um estereótipo dos Elfos, e que mal tem vê-los de forma tão graciosa?
O Baú se despede por aqui e lhes desejo um belo dia! Até a próxima!
Escrito por Felipe M.

1 Response to "Elfos, mais que seres mágicos"

  1. Ivete Says:
    23 de março de 2011 22:24

    "A respeito dos elfos, só consigo imaginar que se existe tal ser? Se ele têm o dominio da Liberdade? Ou suas ações são restritas?Assim como os humanos, que têm anseio de voltar a verdadeira morada da alma,que por esse motivo condena o homem a buscar e querer sempre a Liberdade..."

Related Posts with Thumbnails