Centauros, mais que uma simples criatura

Olá caros amigos e visitantes, como vocês estão?
Hoje vou falar um pouco sobre os meus amados e queridos Centauros. Seres belos, enigmáticos, repletos de misticismo e segredos.
Sempre retratados em contos gregos como guerreiros selvagens capazes de destruir vilarejos inteiros, exímios arqueiros e apesar da selvageria, possuidores de enorme inteligência. Quem eram? O que eram?
Qual a aparência de um Centauro?
Centauros se tornaram clássicos em contos de batalhas divinas e até mesmo de alguns heróis. Desde seu início eles eram representados com o corpo de um ser equino e torso humano; resumindo, eles possuem corpo de cavalo e a parte superior de um ser humano.
Como se originaram?
Existem duas versões de como se originaram. A primeira conta que os Centauros se originaram através de relações sexuais entre Ixion e Nephele.
Ixion era rei dos Lapithes (uma civilização grega de caráter guerreiro), segundo lendas, descendente direto de Ares e Peremele. Zeus possuía grande interesse no rapaz e ele o levou ao Olimpo para viver entre os deuses; porém, o rapaz despertou grande desejo sexual por Hera. Zeus o expulsou do Olimpo, mas Hera manteve seu ódio pelo mortal, então criou a ninfa Nephele, a qual detinha aparência idêntica da deusa.
A ninfa persuadiu o rapaz em ordem de Hera e acabou por engravidar de Ixion. Como punição ao rapaz, seus descendentes (os quais obrigatoriamente deteriam o trono) nasceram metade cavalo e metade homens, assim, a população os rejeitou e seu reinado teve um fim.
Outra versão conta que Centaurus se relacionou com éguas e os Centauros se originaram. Centaurus por sua vez, era descendente direto de Apollo e a ninfa Stilbe (filha do deus marinho Peneus e a náiade Creusa); da relação entre eles, nasceram duas crianças, o futuro rei de Lapithes (que substituiu Ixion, segundo algumas fontes) e a outra criança era Centaurus, metade homem, metade cavalo.
Centauros são seres divinos?
Como é possível perceber, em ambas as versões os Centauros se originam diretamente dos deuses Ares e Apollo. Isso os torna possuidores de poderes e forças sobre-humanas; porém, qual dos dois é mais certo de ser o verdadeiro pai (criador) desta raça?
Segundo historiadores e até mesmo alguns fiéis, ambas as versões são corretas. O que ocorre é o seguinte, de início existiam duas tribos de Centauros, descendentes de Ares e outra de Apollo. Com o tempo, as tribos se uniram e houve a junção do sangue de uma tribo com outra (através de relações sexuais) e os descendentes se tornaram os Centauros que conhecemos.
Esta crença foi fortemente acatada por explicar a natureza dos Centauros. Exímios guerreiros, capazes de esmagarem um exército humano e por serem dotados de extrema agilidade com arco e flecha (além de espadas).
Presentes dados aos Centauros:
As lendas sobre os Centauros não acabam por aí. Segundo alguns historiadores, os originadores de ambas as tribos de Centauros (Ares e Apollo) deveriam presentear a nova tribo, nascida da união das duas antigas.
Apollo como presente, deu à todos o dom da previsão do futuro e a capacidade de analisar o passado dos homens com um simples olhar.
Ares possuía apenas o dom da guerra para presenteá-los, porém eles nasceram com este dom da guerra e o dom do arco e flecha; assim, Ares não possuía presente, sem outra escolha, recorreu a sua rival. Ouvindo ao pedido do irmão, Athena não pode recusar aos pedidos puros vindos de Ares para com seus descendentes e pela pureza e humildade de Ares, ela concedeu aos Centauros o dom da inteligência e sabedoria.
Características dos Centauros:
Centauros, apesar de muito respeitados pelos gregos, eles eram principalmente temidos. Segundo oráculos, sacerdotes e até mesmo deuses, os Centauros protegeriam a humanidade pelo fato de serem metade humanos; porém, tendo a outra metade animal, eles poderiam punir o homem por agressões contra Gaia (Terra) e a Natureza. Segundo o oráculo da cidade de Atenas, os Centauros deveriam ser respeitados e incluídos na sociedade, pois sua fúria despertaria a selvageria da Natureza e traria a decadência a qualquer um que se colocasse contra.
Considerados os seres mitológicos gregos mais poderosos que qualquer um, mesmo que as hidras, harpias e todo o resto.
Os Centauros se destacam em um aspecto específico, apesar de serem selvagens e brutais por natureza, eles detinham o controle desta selvageria e assumiam caráter pacífico e inofensivo, porém em batalha, eles liberavam totalmente esta selvageria e brutalidade, não poupando nada nem ninguém que se mantivesse em seu caminho. O interessante é que esta brutalidade (de Ares) foi perfeitamente combinada com a sabedoria (de Athena), desta forma, quando eles agiam por impulso e selvageria, sempre se utilizavam de estratégias antes do ataque, tudo friamente calculado.
Moradia dos Centauros:
Os Centauros possuem preferência em habitar florestas e campos em geral, seja próximo de rios, lagos ou mares, ou no interior destas densas florestas. Na Grécia antiga, alguns optavam por viver em sociedade mista, ou seja, viviam em cidades junto com humanos, principalmente metrópoles. Mas hoje, como saber se temos ou não Centauros em grandes metrópoles?
Papel fundamental dos Centauros:
Respondendo a pergunta acima, seria extremamente difícil um Centauro viver em nossa sociedade atual.
Os Centauros possuíam um papel fundamental na ordem natural da vida e dos seres; eles eram incumbidos de proteger os seres místicos e as florestas existentes. Era de sua obrigação defender os sátiros, ninfas e outros seres mais pacatos, até mesmo como arriscarem a própria vida para defenderem seres mais ferozes como hidras, minotauros, górgonas, etc.
A vida em sociedade humana era rara, mas existente. É necessário que fique claro que poucos eram os Centauros que optavam viver junto com humanos. Grande maioria jamais saía das florestas para contato humano sem necessidade.
Centauromacia:
Assim como a Titanomacia, onde os Deuses enfrentaram os Titãs em uma luta decisiva para o controle do Universo, os Centauros possuíram uma guerra pessoal contra os homens. A Centauromacia é resultado de ambas as versões de origem dos Centauros.
A guerra foi decisiva para o controle de Lapithes, já que em uma versão os Centauros são proibidos de assumir o trono e em outra, o irmão humano do Centauro é quem assume o trono e quando morto, Centaurus é proibido de assumir o trono; assim, os Centauros se uniram em um grande exército e julgaram que a cidade devia ser inteiramente destruída e os integrantes mortos; adultos e crianças, homens e mulheres.
Caeneus, um herói da cidade, não ordenou nenhum pedido de ajuda, por sua gigante confiança em si mesmo e seu povo, acabou levando milhares de mortes de seus conterrâneos; em desespero, armou um planou e conseguiu remover todas as armas e armaduras dos Centauros enquanto dormiam. Na manhã seguinte, os Centauros se armavam com paus e pedras (literalmente) e partiram a luta mesmo sem as espadas e arcos e assassinaram Caeneus. Para dar fim ao massacre, Teseu foi enviado para exterminar os Centauros que não se rendessem pacificamente.
Ao chegar, convocou uma reunião com chefes Centauros e humanos para a rendição de ambos, onde ninguém ganharia ou perderia a guerra. O próprio rei de Lapithes concordou com a rendição, mas para espanto, nenhum dos Centauros aceitou a rendição e partiram para a luta onde culminou na vitória de Teseu e a morte do rei de Lapithes.
A guerra foi desencadeada também pelo atual rei querer se casar com uma Centáuride; e os Centauros se recusavam a aceitar a união entre um homem e um ser como o Centauro.
Havia Centauros fêmeas?
Apesar de quase nunca representadas, as fêmeas desta raça eram conhecidas como Centáurides. Grandes guerreiras e pensadoras, porém, optavam pelos cuidados com os jovens e idosos.
Quíron:
Mais conhecido como Chiron, porém é chamado algumas vezes de Quíron. Chiron foi o principal e mais famoso Centauro da sociedade grega. Ele optou por viver em sociedade e ajudá-la a resolver os problemas que frequentemente possuíam.
O nascimento de Chiron é desconhecido, mas seus estudos, muito bem visados. Ele se destacava dos demais Centauros por sua excessiva calma e capacidade de aprendizado.
Quando jovem, foi retirado da sociedade dos Centauros por Apollo e Artemis. Ambos o ensinaram tudo o que era possível um mortal aprender; entretanto, Artemis lhe visou as habilidades heróicas e Apollo a medicina.
Quando adulto, optou viver com humanos e se tornou grande filósofo da época; além de ensinar sobre as doenças, ele foi muito reconhecido com o treinamento de vários pupilos; todos estes pupilos se tornaram grandes heróis, entre eles, podemos citar nomes como Aquiles, Jasão, Teseu e Héracles (Hércules), entre muito outros.
A morte de Chiron acaba; de certa forma, sendo irônica. Ele ensinou muito sobre a arte da cura de doenças comuns e mágicas; porém, foi atacado por Héracles (Hércules) durante um descontrole de fúria por uma flecha envenenada. Porém, Apollo havia lhe dado uma mistura divina que lhe concedeu imortalidade, mas a flecha havia sido embebida em um veneno feito por Héracles e a partir de seus conhecimentos, Chiron previu que o sangue de Hydra o salvaria da possível dor gerada (afinal, não podia morrer). Héracles iniciou a jornada para matar uma Hydra enquanto Chiron agonizava em dores que nem o vinho de Dionísio conseguia amenizar.
Quando o sangue lhe foi trazido, Chiron fez a vacina, porém, seu organismo rejeitou o tratamento e ele foi condenado a pagar pela eternidade as dores que seu pupilo lhe causara. Cronos reuniu forças e através do vento, enviou uma mensagem para o herói e disse que as dores de seu mestre poderiam ter fim; mas seria necessário a troca da vida de Chiron pela liberdade de Prometeus.
Zeus recusou em fúria a oferta de seu filho, mas não recusou ao pedido de que seu tutor agonizasse eternamente; então Zeus retirou a essência da vida de Chiron e o transformou em uma constelação.
Importância de Centauros em outras culturas e algumas sociedades:
Em Atenas:
Segundo dados encontrados, os atenienses acreditavam que a cidade possuía um pacto onde os Centauros poderiam encontrar abrigo nela sempre que desejassem e em troca, ensinariam seus conhecimentos aos jovens. Tornando-se assim como professores e ensinando muitos filósofos.
Na Macedônia:
As Centáurides foram mais acatadas pela população. Elas se tornaram símbolos de boas mães, pela proteção que davam os filhos, atuando como tutoras e protetoras.
Em Roma:
Os Centauros continuaram com sua importância e era dito que Constantino detinha uma carruagem guiada por 2 Centauros, seus tutores e guardas pessoais.
Na Idade Média:
Foram muito utilizados em pinturas e poesias como símbolos de força e o lado selvagem do espírito humano.
Sincronia Celta:
Para os celtas, os Centauros não existiam; porém a figura deles era fortemente ligada aos Elfos.
Cultos dos Centauros:
Os Centauros foram muito ligados com Dionísio, sendo eles quem acolheu o jovem deus por certo tempo na Terra.
Dionísio sempre lhe foi grato e periodicamente preparava um vinho especial e mandava para os Centauros em forma de reconhecimento e agradecimento. Em seus rituais, os Centauros estavam sempre presentes para controlarem o rumo do que era feito para que não ocorressem enganos ou erros.
Como detectar um Centauro?
Centauros são seres muito ligados ao divino, portanto eles serão vistos e percebidos apenas quando desejarem que isso ocorra e é necessário grande equilíbrio físico/espiritual de uma pessoa para que isso seja possível.
Centauro e a constelação:
Chiron foi transformado por Zeus em uma constelação em pedido de Héracles e como gratidão pelos ensinamentos.
O signo de Sagitário assumiu então um lugar no zodíaco grego e até hoje nos é conhecido.

Espero que tenham gostado e logo postarei algo específico de Sagitário para vocês!
Enormes abraços e bom fim de semana!
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Centauros, mais que uma simples criatura"

Related Posts with Thumbnails