Novo por aqui?

Aqui você encontra tudo para seus caminhos e filosofias mágicas ou de aprendizado! Junte-se a nós e vamos crescer juntos!

Protetores divinos

Olá pessoal, como vocês estão passando de Quarta-Feira?
Com o início do ano se aproximando, pensei ser interessante colocar algo ligado a astrologia (em certa parte), para alguns pode ser algo de simples curiosidade, para outros, algo realmente intressante.
Sabe-se que quando nascemos, os planetas e o cosmo se alinham conforme o horário e isso afeta a decisão de nossos nomes e vida; um exemplo que se aproxima bastante do que direi aqui é sobre os signos zodiacais, em períodos de um mês, há uma mudança de signos zodiacais e eles "moldarão" algumas características da pessoa que nasceu nesta época; como algumas semelhanças entre geminianos, sagitarianos, cancerianos, etc.
Neste caso, 12 destes meses são regidos por um deus olímpico diferente; eles não irão moldar o caráter ou características da pessoa, eles atuam como protetores e guias espirituais.
Abaixo segue a lista de datas e deuses:
Hefesto - Rege o período entre o dia 21/12 até 20/1
Hera - Rege o período entre o dia 21/1 até 20/2
Poseidon - Rege o período entre o dia 21/2 até 20/3
Athena - Rege o período entre o dia 21/3 até 20/4
Afrodite - Rege o período entre o dia 21/4 até 20/5
Apollo- Rege o período entre o dia 21/5 até 20/6
Hermes - Rege o período entre o dia 21/6 até 20/7
Zeus - Rege o período entre o dia 21/7 até 20/8
Deméter - Rege o período entre o dia 21/8 até 20/9
Héstia - Rege o período entre o dia 21/9 até 20/10
Ares - Rege do dia 21/10 até 20/11
Artemis - Rege do dia 21/11 até 20/12

Esta pequena lista mostra o período de regência de cada deus perante o nosso calendário. Para os nascidos durante a regência de algum deus, este é seu deus patrono, que te guiará; algo como um "padrinho divino", por assim dizer.
Durante o período de regências, as preces são melhores atendidas e bem ouvidas. Por exemplo: durante a regência de Artemis, qualquer prece que seja feita à ela, terá uma maior chance de ser realizada, enquanto se for feito para outro deus, poderá não ser realizada.
Entretanto, não é por isso que qualquer prece e desejo se realizará; a justiça sempre é analisada e ponderada.
Acreditá-se que existe o que chamamos de Hora Divina; todos os primeiros domingos do início cada regência no período do Meio-dia (12 horas) até às Cinco (17 horas), o deus regente se encontra em Terra; durante este horário (Horário Divino), as preces e oferendas são feitas ao deus e ele próprio viria recebé-las.
Abraços enormes!
Escrito por Felipe M.

Etrezomp-ni-Kelted

Gostaria de colocar aqui, uma pequena oração para que aqueles que se sentirem interessados, pedindo uma mudança de ano tranquila e mais união entre as pessoas.
O título "Etrezomp-ni-Kelted" é a tradução gaélica da frase "Aliança (ou união) dos Celtas"; mesmo não sendo celtas ou tendo sangue deles em nossas veias (quem sabe), creio que o nome já é sugestivo; porque não pedir para união, já que estamos em tempos onde uma pessoa solitária acaba muitas vezes se restringindo da felicidade?
Novamente digo, aqueles que se sentirem a vontade, façam; aqueles que não desejam, não façam!
Abraços.

"Grande Mãe Gaia, Terra e todos os seres vivos que nele habitam
Mais um ano termino sobre vosso manto de vida, sobre vosso corpo
Um ciclo se encerra para um novo ciclo recomeçar
Assim como tudo que nasce morre
Peço que meus momentos de aflição e dor morram
Pois nasceram neste ano que se passou e devem morrer neste novo ano que entra
Proteja a todos nós, teus filhos, mesmo que não aceitem vossa existência e poder
(Diga o nome do deus/deuses/santos o qual possui fé), traga-me a alegria e felicidade
Para poder sorrir nos momentos mais difíceis
Perseverança e força
Para atravessar estes momentos com a cabeça erguida
Prosperidade e humildade
Para poder crescer e ajudar ao próximo sem magoar aos outros
Peço também a fé e espiritualidade
Pois sem elas não teria chego até aqui sem vossas mãos
Peço também saúde para meus irmãos de sangue, assim como os de espírito
Que iniciemos este novo ano com a bondade e generosidade ao nosso redor
Desejo além de tudo, a união
A união entre os pais e os filhos
Entre os irmãos e tios
Entre amigos e desconhecidos
Pois a nossa corrente será prolongada e fortificada apenas em momentos de união
Que assim seja e assim se faça! (ou Amém, caso seja católico)"

Escrito por Felipe M.

Desejo de um ótimo 2011

Olá pessoas! Como estão?
Hoje ainda é Terça-Feira, porém o ano já está próximo para terminar e o tão esperado novo ciclo recomeçar!
É claro que devido aos festejos que estão por vir, não sei até quando terei tempo para postar aqui no Baú até o dia 31; talvez consiga postar, talvez não.
Então, para todos os visitantes e amigos que abrem o Baú, seja com frequência ou não, gostaria de desejar ótimas festas, muita alegria neste dia 31 e uma virada de ano tranquila e com tudo de bom que a família e a sua união possa oferecer.
Para esse novo ano que se inicia, desejo à todos muita paz, saúde, prosperidade, alegrias, que os possuidores de sua fé (seja Deus, os deuses, os santos, etc) iluminem seus caminhos e a ferida dos espinhos que encontraremos não passem de uma simples dor; que será curada rapidamente!
Contando com o que os especialistas no assunto dizem, este ano será regido pela grande Afrodite! Então, lhes desejo muito amor e que a beleza se faça presente na vida de cada.
Agora, saindo do comum, também desejo que encontrem um número razoável de desafios, não para serem barrados; mas para demonstrarem a força que possuem e principalmente superar a si próprios e adquirir mais conhecimento, seja sobre situações, a vida, entre outros!
Enormes abraços e um ótimo desejo de feliz 2011 do Baúzeiro!
Escrito por Felipe M.

Momento de reflexão

Durante minhas leituras, encontrei um trecho muito interessante; neste trecho, temos um mergulho perante a reflexão interna e é realmente algo para analisarmos e agirmos.
Certo dia, um ancião de uma aldeia dos índios cherokee contou uma história para seu neto. Esta história era sobre uma batalha diferente, uma batalha que existe dentro de cada homem e mulher:
"A vida é vivida entre dois lobos. Um deles é cheio de ira, inveja, dor, autopiedade, inferiodade e superiedade.
O outro lobo é pleno de energia, paz, esperança, humildade, bondade e fé."
O neto, curioso com as palavras do avó, perguntou:
"Quem vence esta batalha?"
O ancião se virou e disse:
"Aqueles que alimentamos."

Deixo esta pequena história para que pensem sobre o assunto e vejam o ensinamento!
Tenham uma boa noite!
Escrito por Felipe M.

Dance of the Satyrs "Live"

Abaixo, segue o vídeo da apresentação da Dimonia Nymphe (forma fonética); mais conhecida como Daemonia Nymphe (América em geral). Apesar de o nome assustar um pouco pelo "Daemonia", fiquem tranquilos! Em grego, daemonos significa espírito, alma; não necessáriamente a palavra demônio, afinal, os demônios gregos possuiam nomes que os diferenciassem de tudo e todos.
A "Dance of the Satyrs", como o próprio nome já diz, é uma música do período helênico; onde o politeísmo ainda era enraízado e a Grécia era uma grande potência (cultural, comercial, etc), a música é dedicada aos Sátiros para alegrá-los e é claro, trazer a alegria das Ninfas, homens e algumas vezes de Dionísio.
O show foi gravado durante a apresentação em Thessaloniki Mylos (teatro), em 5 de Maio de 2007; bom proveito!


Escrito por Felipe M.

Última semana do ano!

Olá pessoal, como estão?
Ah, a brisa do ano está refrescando meu rosto; o calor do Sol está aquecendo meu corpo e a alegria de mais um ciclo que se termina contagia meu coração!
O que poderia ser melhor que uma única noite para comemorar o fim de um ano, o fim de uma década e o início de um novo ciclo o qual poderemos tentar fortificar a base do nosso edifício da educação, aprendizado, ensinamento, saúde, amizade e tudo mais.
Creio que algumas pessoas podem não estar acreditando que o ano acaba nesta semana, se bem que, o ano realmente passou muito rápido. Esta é a semana que poderíamos chamar de semana Fênix; a semana onde "morremos" para o mundo; devemos visar apenas o que fizemos; nossos atos, pensamentos; e na noite do dia 31, iremos renascer para um novo ciclo de esperanças e será neste ciclo que iremos continuar o quebra-cabeças da vida e continuaremos a longa jornada; revendo nossos erros e tentando concertá-los e também os nossos acertos, para que possamos acertar ainda mais.
Veementemente, tenho o prazer de dizer que é nesta semana a qual o Baú retornará a ativa, devido ao problema da semana passada, estava sem ânimo para escrever; mas agora, o meu sangue sagitariano irá se fundir com o fogo desta Fênix e voltarei mais forte do que qualquer um, qualquer bastardo que queira levantar a mão aos meus parentes ou até mesmo para os mestres e pessoas inteligentes, as quais mostrarei minha capacidade!
Devido ao que as pessoas têm comentado sobre 2011 ser o ano de Vênus, Afrodite, espero que seja o ano em que o amor esteja presente e que cada um encontre o seu; inclusive eu!
Enormes abraços!
Escrito por Felipe M.

Bastardo ingrato

Pessoas que abrem o Baú peço desculpas por não ter postado tudo o que havia prometido antes do natal; mas como a minha cabeça está um turbilhão com um ocorrido de Segunda-Feira, não tenho ânimo algum para ficar escrevendo aqui.
Para aqueles que se perguntam o que ocorreu; abaixo se segue a minha mensagem ao bastardo.
Alexandre C., saiba que nunca, jamais gostei de sua presença e de sua pessoa. Posso garantir que assim como eu, muitas outras pessoas pensam o mesmo e não suportam sua presença.
Não me importo se é meu primo ou não; saiba que ninguém tem o direito de sequer levantar a voz para um parente meu. Agora; chegar às 4 da manhã, fazer um escândalo daquele na rua xingando minha avó dos nomes que você disse; sua própria tia!
Você cometeu várias infrações, nenhuma perdoável ou plausível para ser ponderada e descartada:
1- Fazer um escândalo no portão da casa da minha avó em plena 4 da manhã
2- Xingar a sua própria tia e esmurrar o portão.
3- Entrar em uma igreja, a igreja da minha avó, o local o qual você frequentava e correr para o altar para quebrar as estátuas dos santos.
4- Erguer a voz para minha avó.
5- Levantar a mão para minha mãe
6- Encostar seus dedos imundos no meu pai
7- Jogar minha mãe no chão.
8- Ter a audácia de dizer que o sangue "Dele" corre em suas veias.
9- Cometer a penalidade de rejeitar os próprios pais de cabeça. (umbandistas entenderão o que digo)
10- Ir contra minha mãe e minha tia, além de desafiá-las.

Veja, são muitas coisas; sem contar as outras muitas que acontecem desde os meus 18 anos com sua irritante presença. Não aceito jamais que isso aconteça; até agora me pergunto o porquê de tudo isso.
Só pela sua prepotência de pensar que irá se tornar pai-de-santo e/ou mago???
Uma coisinha para te dizer, um, segredinho; isso nunca vai acontecer por causa da sua incompetência.
O que você faz, não merece mérito e nunca merecerá; o que você diz, não merece crédito, afinal, sua mente trabalha tanto por uma mentira perfeita, que você acaba caindo em uma teia ácida que você mesmo teceu; mas você é o único que não percebe.
Como você disse para minha prima em 2008; "Você está armando a cama, quero ver a horas que se deitar",  mas agora só quero ver a hora em que você se deitar na cova em que você mesmo cavou.
A situação não vai ser muito agradável, e como um ótimo sagitariano que sou, não vou desistir do meu objetivo e nem mesmo me distanciar dessa briga que você comprou.
Veremos se você age como sagitariano; pelo menos isso deve ter a capacidade de fazer; mas qualquer atitude vai ser inútil, o lado daqueles que você levantou a mão já detinha você abaixo da lâmina da espada.
E não te considero mais primo meu; afinal, como você mesmo disse, "ela não é minha tia", então você não é meu primo!!!
Reconfortante não?
Sobre seu aniversário, não te desejo sorte alguma, ela seria inútil, já que não sabe administrá-la bem; apenas te desejos os piores pesadelos!
Escrito por Felipe M.

Respondendo a pergunta do Anônimo!

"Politeístas festejam o Natal?"
Esta foi a pergunta a qual acabou de me ser perguntada através de um comentário.
A resposta é sim e não.
Festejamos e comemoramos a data junto dos familiares e amigos, pois se tornou uma tradição de nossa sociedade se reunir nestes dois dias e passar um tempo alegre! A diferença é que para nós, não digo que são todos os politeístas, o motivo da data não é tão relevante.
O nascimento de Cristo, para alguns é uma data sem importância, para outros, uma data de respeito.
Eu por exemplo, tenho respeito pois desde pequeno tenho contato com umbanda e tenho certa fé na crença dele. Particularmente não acredito que a data de seu nascimento seja no dia 25, creio que foi uma tentativa de apagar o festival "pagão" de Yule; que possuia um deus que passava nas casas deixando a fartura e algumas comidas e a troca de alimentos eram feitas entre vilarejos como uma forma de pacto de paz entre elas e para diferenciarem os alimentos.
Sinceramente, adoro passar o dia 24 e 25 com toda a família, os jogos, conversas, a ceia; e apesar de o Yule não ser comemorado nesta data no hemisfério Sul, eu celebro algo sagrado: A presença da minha família!

Rabanada

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Infelizmente minha resposta para esta pergunta não é muito animadora por alguns ocorridos desta Segunda, mas a vida continua e por isso me alegro!
Como prometi, vou colocar algumas receitas para natal e ano novo; receitas simples, baratas e deliciosas!
Por que então não começar com a melhor? Rabanada!
Você vai precisar de:
1/2 lata de leite condensado
Para o leite comum (pode ser desnatado), a quantidade é o dobro da do leite condensado
3 ovos
Açúcar a gosto
Canela em pó a gosto (opcional)
Pães duros (preferencialmente pão francês adormecido)
Óleo (para fritar)

Modo de preparo:
O processo é rápido, porém com algumas etapas diferentes de realização.
1º Em uma tigela, coloque os três ovos, pode ir com a clara junto, alguns preferem apenas a gema; bata-os até a mistura se tornar totalmente amarela e ficar com algumas espuminhas na parte superior.
2° Em outra tigela coloque as quantidades de leite condensado e leite e os misture para que adquira uma pequena consistência (por causa do leite condensado). LEMBRANDO: para cada quantidade de leite condensado, a quantidade de leite é o dobro (pode ser desnatado ou integral)
3° Corte os pães em fatias como se fossem preparar torradas; quando os tiver cortado, com uma colher, mergulhe (preferencialmente) um de cada vez na tigela com leite, deixe escorrer um pouco do excesso e já o mergulhe na tigela com ovos e espere escorrer um pouco do excesso.
4° Após mergulhar as fatias, já o deixe fritando em uma panela. Enquanto estiver fritando, volte e refaça os passos anteriores com as outras fatias.
5° Geralmente, o tempo de preparar uma fatia já faz com que a que está na panela já fique levemente dourada e pronta para ser retirada do óleo.
6° Em uma travessa misture o açúcar e a canela em pó e esparrame bem; agora, pegue as fatias já fritas e passe no açúcar e canela até ficar com uma pequena camada de ambos.
7° Basta servir e se deliciar com a guloseima!

Dicas:
Algumas vezes, as pessoas adicionam geléias na rabanada por ela ser frita e ficar com a aparência de uma torrada.
Vale a pena experimentar a rabanada com um pouco de chocolate (Nutella), geléia de morango, framboesa ou até mesmo de uva!
Se o pão estiver bem duro (após uns 3 dias adormecidos), a chance de absorver o leite e os ovos é bem pequena; ai vai a dica, ao cortá-los em fatias, com um garfo, faça 8 furos na fatia (lembrando que o garfo possui 4 dentes); assim o pão absorverá melhor os líquidos!

Cuidados:
Por ser uma receita que deve se manter todo o momento utilizando o óleo; deve-se tomar cuidado para não deixá-lo esquentar muito e correr risco de queimaduras. Se forem colocados para fritar após um longo período de tempo após o mergulho no ovo e leite, ele já terá secado e não terá o mesmo sabor e aparência.
Para as pessoas em dieta, cuidado ao comer estas delícias; possuem algumas calorias extras que poderiam levar um nutricionista à loucura se abusado na hora de comer, principalmente com geléias.

Espero que gostem da receita e se deliciem com ela na noite de natal!
Escrito por Felipe M.

Natal econômico na hora da ceia!

Olá pessoal, como estão passando de Quinta-Feira? Espero que estejam todos bem!
Bom, coloquei duas dicas sobre uma economia na hora dos presentes e por que não colocar sobre a ceia?
É literalmente o momento mais esperado durante a noite do dia 24 (pelo menos para eu e meus primos). Usualmente, a ceia não é feita para "encher o bucho", é mais para desfrutar o momento com a família e amigos; então, acaba-se fazendo algo simples, porém, este simples acaba se tornando caro em algumas ocasiões. Vejamos um exemplo típico, o peru e o chester, são alimentos tipicamente caros ao longo do ano; e na época do natal então, prefiro nem comentar.
É claro que sempre há algum jeitinho de driblar os enormes gastos com a ceia e mesmo assim possuir uma ótima mudança do dia 24 para o dia 25 e ainda assim poder se saciar! Então a Dica é:
* Optar por pratos simples e baratos
* Pesquisar preços antes de comprar

Não é unicamente nesta época do ano em que aconselho a pesquisa de preços de produtos (sejam alimentícios ou não), concordo que o tempo utilizado dentro de supermercados, mercearias e até mesmo mercadões (municipais, estaduais, etc...) é grande, mas a economia que você fará é maior ainda. Muitas vezes um produto é o dobro e até mesmo o triplo de um produto semelhante, de mesma marca e qualidade em um outro lugar.
Bom, vamos começar:
Primeiramente, devemos pesquisar os preços antes de vendarmos os olhos, esticarmos os braços e corrermos por entre os corredores do mercado e jogando tudo no carrinho em um âmbito de dizer que comprou tudo aquilo para a ceia.
Segundo, combine com os amigos e parentes para todos irem juntos fazer as compras; sempre surgem novas idéias e a famosa "votação" para saber se fará ou não a idéia. Seja esta idéia de algum prato diferente ou qualquer outra coisa.
Terceiro, não deixe para fazer as compras de última hora, a chance de não encontrar nada além da poeira das prateleiras é gigante, o perfeito seria já ter feito as compras, ou então, separar a noite de amanhã ou Sábado para comprar o necessário.
Quarto, escolha bem o produto antes de levá-lo; sempre analise a data de validade e a aparência, pois no mesmo local é possível encontrar carnes de mesmo preço e gênero mas de tamanhos diferentes, algumas vezes com alguma mudança no valor (as vezes são questões de centavos).
Uma ótima dica para a ceia é o famoso panetone, todos amam comer uma fatia dele, mas tente comprar panetones com frutas cristalizadas ao invés de chocolate, muitas vezes o de chocolate se torna um pouco mais caro.
Uma possibilidade é a compra de frutas cristalizadas, com 10 reais você comprará uma ótima quantidade e posso garantir que ainda sobrará para o dia 25 e pode servir mais de 10 pessoas. Agora, se não gostam de frutas cristalizadas, não é necessário comprá-las.
Frutas secas também são bem vindas, porém, algumas se tornam mais caras que as frutas comuns.
Use e abuse das frutas, combine de cada um trazer determinada quantidade de determinada fruta ou estipular um preço para que ninguém pague mais que outro; carambolas, uvas e até mesmo pêssegos são bem vindos nessa noite e garanto que pode soltar sua imaginação para comprar a fruta que desejar.
Nozes, não podem faltar de nenhuma maneira nesta noite; entretanto, ela pode atuar como uma granada de mão. Existem 3 tipos de nozes para se comprar; a com casca, a inteira sem casca e as que não se mantiveram inteiras após a quebra da casca. Pode não aparentar, mas há uma grande diferença de preços; a inteira sem cascas é a mais cara, por ser procurada por confeiteiros e para dar um charme especial em bolos ou em decorações de pratos; a com casca geralmente se encontra em um précio intermediário e a sem casca que não está inteira tem no mínimo uma diferença de R$10,00 da inteira sem casca.
Apesar de não serem inteiras, não significa que encontrará apenas farelos, migalhas ou pedaços minúsculos; é possível encontrar grandes pedaços, a única diferença é que terão alguma quebra.
Outra coisa que é super prático e barato de se preparar é a famosa rabanada, a única coisa que pesará um POUCO mais nesta receita é adicionar a canela em pó, mesmo assim, vai do gosto da pessoa colocar ou não e se for adicionado, o preço não é absurdo.
Bom, existem também os panetones salgados; recheados com algum tipo de creme salgado (as vezes patê) e até mesmo pedaços de carne; já são um pouco mais caros que seus "irmãos" doces, mas são uma bela pedida para quebrar um pouco do excesso de doce. Dificilmente se encontra em supermercados, mas é possível!
O chester e o presunto também se fazem presentes, entretanto, deve-se pesquisar bem o preço deles (principalmente chester).
Temos o delicioso peru ou pernil de porco, entretanto são de um preço um pouco mais alto e reconheço que algumas pessoas não possuem verba para a compra de tais itens, e para estas pessoas, eu lhes digo que até mesmo um frango é bem vindo. O importante não é ter uma mesa linda e com pratos caros, mas também não é ter uma mesa e nenhuma comida lá por não poder comprar um peru; não importa se for frango, leitão, pernil ou peru, o importante é poder desfrutar com a família este momento especial!
É claro que a preferência é de carnes brancas, e, em umas pesquisas culinárias, dei umas olhadas em receitas utilizadas em ceias de alguns outros países; muitos deles utilizam pato ou ganso, mas também se utilizam de batatas cozidas e peixes.
Na Eslováquia, por exemplo, ao invés de peru, eles preparam uma sopa de peixes ou até mesmo carne de peixe assada. Na Alemanha a carne de peixe também é utilizada, mas também se utilizam de sopa de vegetais, batatas cozidas e saladas.
Em quesito de saladas, saladas de grão de bico se tornaram muito presentes e o preço é bem acessível, assim como saladas de ervilhas e salada de batata.
Não se esqueçam de um bom vinho, esse por sua vez é um que não tenho uma boa dica para economizar; os vinhos de preço acessível que já tomei eram de péssima qualidade, entretanto, cada um sabe o gosto e sabe a marca de vinho a qual gostam de beber.
Sobre as receitas, irei postar algumas aqui mais para frente e é claro, as dicas continuarão; com dicas para o almoço do dia 25 e também para divertimento e lazer nestes dois dias!
Um enorme abraço para todos!
Escrito por Felipe M.

Mais selos!!!

Gente, primeiramente, bom dia para todos!
Acabei de logar no Baú e logo recebo a mensagem de que fui indicado para mais alguns selos; eu, muito feliz, entrei no blog Falando Sobre... e esperava ver 2 selos, entretanto, quando entrei, lá estavam eles, 8 selos ao todo!
Não deixo de perceber certa ironia pelo meu hobby de colecionar selos foi adquirido também pelo Baú! Quem diria, ele está adquirindo a personalidade do papai! (rs)
Ao Falando Sobre... agradeço novamente e os selos seguem abaixo com a lista de blogs indicados!




















































Para estes selos, indicarei apenas 3 blogs:

Abraços enormes pessoal!
Escrito por Felipe M.

Natal econômico nos presentes!

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Aqui está a primeira dica do Baú para fazer do seu natal/Yule e por ser a primeira, vamos começar com uma dica que irá poupar seu bolso do peso da carteira leve no fim do mês; contráditório o que eu disse?
Como todos sabemos, Janeiro é um mês onde as contas rolam soltas e os pagamentos de IPVA, IPTU e até mesmo o pagamento do que foi gasto durante a época de natal e ano novo.
Então, por que gastarmos uma quantidade absurda de dinheiro com presentes? Não digo que não é para comprarem presentes, porém, a DICA é a seguinte:
* A noite de natal acabou sendo banalizada na simples troca de presente (para muitos), entretanto, o intuito principal é estar com a família toda reuinida, as conversas, brincadeiras e principalmente a alegria da noite do dia 24 e o dia 25; então, faça o seguinte, durante as vésperas da data, já avise os parentes ou amigos que o presente virá um pouco mais tarde do que na noite de natal.
De começo, pode-se estranhar não fazer a troca de presentes na noite de natal, porém, a partir do dia 26 (geralmente 27) em diante, o preço dos produtos caem drasticamente, chegando até 80% de desconto (como eu mesmo já vi). Então, dê um presente de ano novo! Não é legal, com o preço que pagará após o dia 25, poderá comprar mais presentes, presentes melhores e sem contar o alívio do cinto e o agradecimento do bolso na mudança de ano!

Temos também uma segunda dica neste dia de hoje:
* Muitas famílias estão adquirindo um hábito diferenciado na troca de presentes; fazem o amigo secreto.
Pensa que é algo chato de se fazer pois irá ganhar um único presente? Então posso te chamar de materialista se você pensa assim.
O amigo secreto é uma ótima oportunidade de dar um bom presente e receber um melhor ainda, a economia é grande e bem vinda.
Entretanto, é uma faca de dois gumes; veja quem está participando, amigos, parentes, se forem pessoas muito próximas de você; pode ficar tranquilo que o presente será bom, mas, se envolver pessoas que não possuem muita afinidade com você, a chance de receber um presente menos "desejado" (tentativa de mascarar "um presente lixo").

Lembre-se de que o importante é aproveitar a família e amigos nesta noite, não os presentes, muito menos o SPN (stress pós natal) por ter de pagar contas dos presentes comprados.
"Todos merecem um ótimo natal e um ótimo ano novo, mas ninguém merece passar Janeiro e o ano novo que entra com as cintas apertadas por dívidas que poderiam ser facilmente dribladas!"
Escrito por Felipe M.

Fim do ano se aproximando!!!

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Finalmente minhas correrias acabaram; felizmente me formei, alegremente meus 18 anos completei e ao Baú retornei!
Agora me digam; o que melhor do que repor todo o tempo perdido com várias postagens???
Com o dia 25 se aproximando, estava pensando em colocar algumas dicas natalinas; afinal, grande maioria ama esta data e não vê a hora do dia 24 e 25 chegarem; para alguns deve perder apenas para o carnaval!Então, segurem-se em suas guirlandas, preparem suas árvores e aqueçam suas panelas pois pretendo colocar muitas dicas aqui; seja de culinária ou até mesmo coisas mais simples!
Eu particularmente nunca fui muito apegado no natal; desde pequeno detestava os "bons velhinhos" fantasiados trabalhando em shoppings, detestava todos os enfeites de natal e o pior de tudo, ter de se vestir de Papai Noel na creche para tirar a "tão esperada" foto de natal; não teve uma única em que eu não estivesse chorando! Bons tempos aqueles.
É claro que com o passar dos anos, amadureci e percebi o caminho que realmente me guiava, então, se sigo as crenças politeístas, por que comemorar um festival cristão? Com um bom tempo de pesquisa e um natal o qual passei de mal gosto, eu percebi que tinha algo mais interessante no dia 25, melhor do que o natal.
O festival de Yule (o qual falarei em outra postagem) é exatamente na mesma data, então mudei minha forma de ver o natal, os enfeites se tornaram mais atraentes, a reunião de família se tornou melhor do que antes e a noite do dia 24 e o dia 25 se tornaram mais confortáveis e divertidos; se bem que ainda não gosto de Papai Noel, talvez por ser um símbolo que se tornou cristão ou por eu sempre me perguntar "Como ele vem pela chaminé se nenhuma das casas aqui da cidade possuem uma?".
Bom, dia 24 está se aproximando e creio que a correria para arrumar as coisas já está aí e devemos nos focar para que não tenhamos de arrumar tudo em cima da hora!
Enormes abraços!
Escrito por Felipe M.

Dia especial!!!

Olá pessoas, como estão?
Gostaria de avisar que o Baú está de volta à ativa; as correrias já terminaram! A minha formatura (dia 12) foi ótima, creio que nada será tão valioso como as memórias desta noite que ficarão gravadas na minha mente!
Mas, por que ficarmos pensando apenas em uma formatura? Hoje, o Baú está literalmente em festividades, afinal, eu estou completando meus 18 anos de vida!
18 anos de vida, de alegrias, de conhecimento, de desafios vencidos, de vivência com amigos e parentes, 18 primaveras e muitas outras coisas!!!
Então, gostaria de informar que o Baú está de volta ao seu ritmo normal; claro que neste dia 13 ele ficará sem alguma postagem nova (com exceção desta).
Então, bom dia para mim e uma ótima semana para nós!
Escrito por Felipe M.

Novos selos novos!

Pessoal!!! O Baú acaba de ser presenteado com mais dois selos pelas suas postagens e pelo reconhecimento que possui!
Ambos foram dedicados do blog amigo Falando Sobre..., aqui estão os selos!



Obrigado mais uma vez!
Escrito por Felipe M.

O que está acontecendo?

Boa noite pessoinhas, pessoas e pessoões (pessoas grandes)! Como estão?
Hoje, durante o tempo em que estava provando o smoking para minha formatura, estive pensando em algumas coisas. Semana passada, estava pesquisando lojas esotéricas e qualquer outro tipo de lojas que se voltassem para algo mais místico, voltado um pouco mais ao esotérico e até mesmo voltado para algumas religiões (superficialmente).
Lembro-me de minha infância em lojas como a "Além da Lenda", adorava ir ao shopping e entrar na loja, ver aquelas pequenas fontes, sentir o cheiro de incenso e ouvir aquelas músicas calmantes; sem contar os objetos que eram diversos, dos mais belos até os mais curiosos.
Até mesmo em pequenos shoppings podíamos ver lojas como estas, até hoje me lembro da máquina que tinha o formato de cigana e em uma das mãos tinha uma bola de cristal e "previa o nosso futuro" ao colocar uma moeda. Sem contar as diversas lojas na 25 de Março, seja de apenas roupas, utensílios ou os mais variados.
Entretanto, meu amigos, posso notar que estas lojas tomaram chá de sumiço; literalmente sumiram. Não sei como, nem mesmo o porquê, mas hoje em dia estas lojas se tornaram grande raridade e um desafio que o comprador deve dar seu sangue e suor para encontrar. Com muito custo, podemos encontrar algumas "sobreviventes"; sei que aqui nas redondezas, há uma única "Além da Lenda", aqui na cidade onde moro sobreviveram uma loja de roupas indianas, uma loja de cristais e uma com alguns produtos mistos, a qual possuiu alguns objetos decorativos; de resto, não existe mais nada.
Muitas vezes, quando olho estas lojas, acabo passando a olhar as pessoas; as pessoas estão perdendo o interesse que possuíam por estas crenças e estão cada vez mais considerando uma "mera história de fantasias". Eu fico extremamente chateado por algumas coisas que parecem banais para muitos, mas são de grande importância, um exemplo é adotar a expressar "Eu vi duendes" para retratar que você fumou algum baseado e ficou super chapado, bem alto.
Espero um dia poder ver que as pessoas respeitem aqueles de crenças diferentes e que estas lojas voltem a sua existência, se não forem as mesmas, que apareçam novas! Para aqueles que lutam para manter este comércio, muita força!
"Eu luto pela sobrevivência física e ideológica de minha crença, se não começar por mim, começará por quem?"
Escrito por Felipe M.

A sereia e o marinheiro

O dia era 13 de Dezembro de 2009, já está para completar 1 ano que este fato ocorreu; entretanto, sempre que contava para as pessoas, eu era chamado de louco e até mesmo obsessivo por histórias de ninar.
Eu e o Júlio havíamos combinado na Sexta-Feira de passarmos o fim de semana na praia, algo entre amigos; como iríamos para a praia de Maresias, pensei em chamar a Luciana, que aceitou o convite sem pensar duas vezes. No Sábado de manhã, as malas já estavam todas arrumadas no carro e partimos logo as 7 da manhã, afinal, quanto mais cedo sairmos, mais cedo chegamos lá!
A viagem foi tranquila, não havia muito trânsito e a temperatura estava amena, não estava aquele calor escaldante. Quando chegamos, tratamos de abrir toda a casa; ela já estava limpa pelo fato de quando a alugamos, o proprietário já disponibilizou uma empregada para a limpeza; sem dúvida alguma a casa estava impecável. Quando o relógio marcou 12 horas, já estava tudo arrumado e pronto para que pudéssemos sair e nos divertir.
A porta dos fundos dava de cara com a praia, água cristalina, areia branquinha, quase ninguém na praia; foi admirando a paisagem que ouvi um enorme rugido vindo detrás de mim, num pulo me virei para ver o que era, então escuto o Júlio dizendo:
-Caraca! Isso fui eu? Pessoal, acho que a gente vai ter de sair para comer alguma coisa; meu estômago já está rugindo em protesto!

Em poucos minutos, estávamos prontos para sair para um restaurante e comer algo. O único ruim da casa era a sua localização; haviam outras casas próximas, mas para chegar ao mercado e padaria e o centro da cidade deveria se dispor de carro por causa da longa distância. Encontramos um local que se assemelhava a um bar de happy-hour e serviam almoço também; sem dúvida alguma paramos lá. O local era bem interessante, haviam redes de pesca penduradas na parede, as paredes eram revestidas com madeiras, o que dava a impressão de ser a parte interna de um barco; as cadeiras se assemelhavam a barris, mas eram muito confortáveis; nos sentamos na mesa e logo fomos atendidos.
Estávamos almoçando e conversando quando uma risada alta vinda do balcão nos chamou a atenção.
-Ora Valter, você bebeu cerveja amanteigada de novo, creio que pela sua história foi o rum com muita cerveja! Isso não existe! -o dono do bar disse para um senhor sentado no balcão-.
-Estou dizendo a verdade Luís! -o senhor disse- Não estou delirando! Eu vi ela nadando perto do meu barco! Se eu não acelerasse a pobre Dançarina, eu ia parar sabe aonde?
-Aonde? -o dono perguntou com um olhar de ironia-.
-No fundo do mar! Estou dizendo, essas amaldiçoadas não estão me deixando pescar!
-Valter, acho melhor você e a Dançarina se aposentarem!
-Jamais! A Dançarina é o melhor barco de pesca de toda a costa, e eu não sou tão velho para me aposentar.

O senhor disse esta última fala em um tom alto e nervoso, se levantou e saiu marchando do bar.
Pensamos que era uma simples história de pescador e que o senhor já estava ficando maluco, talvez a idade e o excesso de Sol na careca. Voltamos para casa e ficamos na praia até o entardecer; depois, decidi ir até a padaria pegar alguns pães e frios para comermos. Peguei o carro e fui sozinho até a padaria; lá, encontrei novamente o mesmo senhor, sendo repreendido pelo caixa, que dizia que ele estava ficando louco e inventava histórias por não ter conseguido pescar nenhum peixe.
O velho ficou do lado de fora, olhando para o céu e praguejando tudo e todos; foi quando puxei conversa:
-Boa noite! Tudo bem com o senhor?
-Sim! Eu não te conheço! Ou conheço e não me lembro?
-Não me conhece, mas é a segunda vez que o encontro hoje! A primeira foi no bar durante o almoço.
-Ótimo, mais um que vai me chamar de louco!
-Não, não! Gostaria apenas de saber o que aconteceu para que dissessem isso do senhor!
-Sereias, meu jovem, sereias! Elas estão perto da praia só observando a gente; mas esse bando de céticos não acredita!
-Hum, interessante!
-Você não acredita, não é?
-É um pouco difícil de acreditar, mas não impossível!

O velho saiu batendo os pés e entrei no carro e fui para casa. Lá, tomamos um belo café, rimos muito e assistimos um filme no dvd. As 23, o pessoal foi se deitar e eu continuei na sala assistindo TV; estava passando um filme interessante no canal 5 e me perdi no clímax do mesmo. De repente, escutei risadas vindas do lado de fora, olhei pela porta de vidro e não vi ninguém; elas vinham da praia e pareciam ser de mulheres.
Depois de um tempo, as risadas cessaram e voltei a ver o filme; mas ouvi algumas mulheres chamando aqueles que as ouvissem. Sem pensar duas vezes, fui até a praia e procurei de onde estavam vindo. Não encontrei nada nem ninguém; quando me virei, ouvi o som de algo saindo da água, me virei e lá estava ela, uma bela jovem de cabelos louros, olhos esverdeados bem claros, seios voluptuosos e uma cauda escamosa!!!
Com o susto, caí no chão e fiquei sem movimento algum, nem mesmo conseguia dizer uma só palavra.
-Não se assuste! Finalmente alguém veio até aqui! Estamos há tempos tentando fazer com que viessem nos ver! -sua voz era suave e angelical- Venha aqui!
-N-não! E-eu v-vou acordar daqui a pouco! Isto é um sonho!
-Sonho? -ela me fitou com olhos curiosos- Você está acordado! Venha!

Ela gesticulou com as mãos em um sinal de que eu me aproximasse, minhas pernas criaram força e me aproximaram dela sem minha vontade. Eu me sentei e ela deitou sua cabeça em meu peito; parecia querer dormir nele, sua respiração era muito calmante e nem parecia que ela estava deitada sobre mim de tão leve que era.
Em um movimento lento, ela se aproximou de meu rosto e beijou meus lábios, passou a mão pelos meus cabelos e então decidi me juntar a ela. Nos beijávamos como se não existisse tempo nem outras pessoas no mundo; quero dizer, outras pessoas e sereias!
Uma música se iniciou ao fundo, e quando abri os olhos, haviam sereias nos observando e cantando, não havia instrumento algum, apenas suas vozes me levando ao êxtase e à um prazer estranho, diferente de tudo que havia sentido. A sereia parou de me beijar e passava as mãos sobre meu peito com extrema gentileza; quando me dei conta, a maré havia subido e havia coberto metade de meu corpo e ainda continuava a subir.
-Pare! A maré está subindo, tenho que sair antes que me afogue!
-Já vai meu amor? -ela disse calmamente- Fique mais um pouco!

Eu recuperei meus sentidos e me levantei, rapidamente, ela segurou meu braço com força e a leveza que sentia antes, se tornou como uma pedra muito pesada; eu não conseguia me mover, então, as outras sereias mudaram o tom de sua canção e a maré começou a subir rapidamente, em poucos segundos minha cintura estava submersa.
Eu consegui me soltar da sereia e comecei a correr; a música então, começou a entrar pelos meus ouvidos, fazendo com que meus pensamentos se tornassem lentos e meu corpo pesado. Com muito sacrifício entrei em casa e fechei as portas; tirei a roupa e me deitei na cama. Naquela noite, sonhei com a mesma sereia me chamando por outro nome, eu me encontrava em uma embarcação e ela nadava em volta de mim e dizia:
-Quando você volta?
-Volto assim que puder meu amor! Eu te amo, minha querida!
-Mas queria que ficasse comigo a partir deste momento!
-Não posso; não ainda! Tenho uma última viagem a fazer, assim que terminar voltarei uma vez mais ao mar e deixarei que me leve com você!

Na manhã seguinte, acordei com Júlio e Luciana mexendo na cozinha, me levantei com uma enorme dor de cabeça. Eu me mantive longe da praia o dia inteiro, no fim da tarde, arrumamos as malas e fui dar uma última olhada no mar.
Lá encontrei um grupo de pessoas vestidos de branco colocando pequenos barcos de madeiras na água, me aproximei para ver o que era; os barcos estavam repletos de pulseiras, colares e até mesmo flores, todos cantavam muito alegremente seguidos do som de atabaques.
Júlio se aproximou e disse que devíamos partir antes que ficasse mais tarde e que não devíamos atrapalhar a oferenda deles. Muito curiosamente, perguntei para um senhor moreno e alto o que estavam fazendo e ele me respondeu:
-Estamos fazendo oferendas ao mar e as sereias!
-Oferendas para Iemanjá, certo? Minha família era grande devota dela!
-Não meu rapaz! A oferenda dela já foi entregue no dia 8, hoje é dia dos marinheiros! E a oferenda está sendo feita para uma sereia em particular.
-Jura?
-Sim! Esta sereia é especial para nós, ela tem uma história muito triste.
-Poderia me contar?
-Há alguns anos atrás, havia um marinheiro que fazia viagens com sua embarcação para a venda de produtos de uma região à outra da costa brasileira. Certa vez, ele encontrou uma linda sereia loira e bela, era a criatura mais bela que ele já havia visto; sempre que ele partia para o mar, viajavam juntos e se amavam, até que um dia, ele pediu permissão para Iemanjá e ela aceitou o pedido.
-Que pedido foi esse?
-O de se casar com a sereia que amava. Eles se casaram, de fato, e ela pediu que ele fosse morar com ela no mar, porém, ele disse que tinha uma última viagem de mercadorias para fazer e que quando terminasse, seria dela pela eternidade. Mas quando chegou em seu destino, um grupo abordou o marinheiro e além de roubarem as mercadorias, eles o assassinaram. Assim, ele nunca pode voltar para sua amada, e todos os anos, ela vem até esta praia, onde o seu amor a encontrava e pergunta aos pescadores se seu amor ainda vive; aqueles que dizem que não, são castigados sem nenhum peixe na rede e o terrível canto.
-Mas por que dia 13?
-Porque é o dia é o mesmo em que o marinheiro nasceu, o mesmo dia que a encontrou e o mesmo dia da sua morte.
-Então, ela vem aqui e espera pelo seu amor?
-Sim! E dizem que o homem que ouvir seu chamado e se deitar com ela mais uma vez, será puxado para as profundezas; pois este mesmo homem é a reencarnação do marinheiro.
-Que estória maluca!!! -Júlio disse rindo- Vamos embora!

Rapidamente nos dirigimos ao carro e fomos embora. Desde então, tento contar minha história e as pessoas não acreditam.
Aqueles que em mim acreditam, agradeço; os que não acreditam, agradeço também por terem me ouvido. Mas queria agradecer também ao dono deste Baú por me ceder espaço e dar a possibilidade de contar minha história, a história do meu amor!
 Escrito por Felipe M.

Serenada das Sereias

Quem nunca ouviu a história de pescadores contando que não conseguiram nenhum peixe ou o barco ter afundado por causa de tal criatura. Qual criatura é esta? Meus amigos e amigas, estas são as sereias.
Sem dúvida alguma, as Sereias são um dos seres mais misteriosos e místicos de todos os tempos, pela sua diversidade e conhecimento que se perpetua até os dias de hoje.
Conhecidas por todas as civilizações costeiras, tendo um surgimento específico na Grécia e se perpetuando por todo o mundo.
Como é uma Sereia?
Existem duas versões de Sereias, sendo uma delas exclusiva da Grécia antiga. Esta exclusividade é feita por possuírem cabeça de mulheres e corpo de grande aves de rapina (que foram classificadas como Sereias por um longo período); assim como também existiam as que eram metade peixe (cintura para baixo) e da cintura para cima, eram mulheres comuns.
A primeira citada se assemelha muito as Harpias mitológicas, o que acabou com que as Sereias se tornassem apenas metade humana e peixe.
Como se originaram?
As Sereias são filhas do Titã Achelous, filho e Tétis e Oceano (ver postagem sobre Titãs), com a musa Terpísicore. Do relacionamento destas duas divindades, nasceram as Harpias e as Sereias. De início, as Harpias eram consideradas Sereias e não possuíam o nome "Harpia"; porém, com o tempo, Terpsícore percebeu que algumas de suas filhas não eram tão belas quanto às outras, as metade peixe eram extremamente atraentes e belas, enquanto as com corpo de aves possuíam rostos feios, alguns horrendos, entretanto, algumas se destacavam pelo belo rosto.
Assim, ela impediu que as irmãs se vissem para que uma não se perguntasse do porquê de ser menos bela que a outra, assim se separaram e surgiram as Harpias e se separaram das Sereias. Achelous era muito favorável as Sereias por viverem junto a ele; então, convocou a musa e pediu que ela reunisse as irmãs e cada uma desse um presente especial para as filhas.
Assim foi feito, Terpsícore deu o dom da dança para que alegrassem a vida aquática; Urânia deu o conhecimento sobre as estrelas para que nunca se perdessem no vasto oceano; Tália e Melpômene deram o dom da atuação; Clio proclamou cada uma como guardiãs da história; Polímnia e Erato deram o dom de criarem as músicas; Euterpe deu o dom da consciência musical, porém Calíope se enfureceu por darem presentes que fariam suas sobrinhas se assemelharem a elas, deusas. Com o pedido das irmãs e o apelo de Achelous, ela deu o presente junto a uma maldição.
"Darei a mais bela voz já ouvida neste mundo, tanto terreno como divino, porém não tão bela como a minha; mas como viverão aqui, próximos aos homens (mortais), seu canto será a perdição dos mesmos. Nenhuma filha de minha irmã poderá ser tocada por mãos humanas, então, o cantar delas será hipnótico e levará o mais sensato homem à morte".
Assim, as Sereias receberam seus presentes divinos e se perpetuaram até os dias de hoje.
Morada das Sereias:
As Sereias moram principalmente no oceano e nos mares, podendo habitar também grandes lagos cheios de vida. Diz-se que quando a vida de um lago é extinta, seja pela pesca abusada ou poluição de suas águas, as sereias dele são mortas e só voltarão a existir se a vida retornar.
Como são conhecidas ou denominadas:
Como são conhecidas por várias civilizações ao longo do mundo, recebem vários nomes. Na antiga Grécia, eram conhecidas como Σειρήν (Seirin), com o passar dos tempos, as outras civilizações adaptaram o nome para sua língua, onde passaram a serem chamadas de Seirens, Sirenas, Seirenas até chegar as Sereias; são conhecidas também como Damas D'Água, Ondinas e Sirene (menos comum).
O que as Sereias fazem?
As Sereias são basicamente protetoras da vida aquática, inúmeros contos testemunham navios sendo afundados por Sereias em atos desesperados; quando a embarcação não é destruída, a tripulação desaparece.
Por que o canto das Sereias é fatal?
A história contada acima, é uma das hipóteses da razão do canto das Sereias ser tão "maligno". Segundo lendas, elas adoram cantar entre si, para divertimento uma da outra e dos animais aquáticos; entretanto, quando avistam alguma embarcação, são tomadas pela curiosidade que possuem dos humanos e pelo fator de defesa que possuem; com a beleza, distraem os marinheiros e quando se distraem tentando ver que animal que acabará de pular de dentro da água, são chamados por outra Sereia, está demonstra apenas sua parte mulher, os marinheiros se aproximam em tentativa de resgatar a estranha "moça" que está para se afogar, assim, ela canta de modo que atrairá os marinheiros para dentro das águas e desaparecendo com eles. Não se sabe o que fazem com os marinheiros capturados; algumas histórias contam que elas os aprisionam em grutas submersas e os tornam amantes, outros dizem que morrem afogados e são levados até as profundezas para que nunca sejam encontrados e até mesmo histórias sobre Sereias canibais (pasmem).
Existem Sereias masculinas?
Muitas vezes ouço perguntas deste gênero; entretanto, não existem Sereias masculinas; existem seres que são os parceiros delas, os quais são chamados de Tritãos (singular: Tritão), entretanto, se diferenciam por não possuírem as mesmas habilidades de Sereias, estão abaixo delas hierarquicamente; a arma dos Tritões é o tridente, enquanto das Sereias, é a voz.
O Tritão era filho de Poseidon, terrível deus dos mares, destruia as embarcações de marinheiros por diversão; as Sereias queriam parceiros como elas, então, se uniram e com mágica, transpassaram a essência do deus para uma enorme concha; por um período de tempo a concha gerou uma pérola dentro dela, e quando as Sereias a abriram, havia um bebê, um Tritão, idêntico ao deus (metade peixe, metade homem); porém mais calmos e de melhor índole.
Os navios naufragados são atacados sempre pelos Tritãos, enquanto as Sereias atacam os tripulantes.
Semelhanças:
As Sereias não possuem nenhuma modificação quanto aparência e atributos ao longo dos tempos e das civilizações, seja no Oriente Médio, Grécia, Inglaterra, Cornualha, Gales, Escócia, Irlanda, Dinamarca, Ilha de Man e até mesmo no Brasil, entre várias outras civilizações de qualquer época.
Para todos, as Sereias poderiam causar mortes e destruições de embarcações, até mesmo rapto de homens na beira da praia; mas sabe-se também que as mitologias e folclores contam sobre Sereias que se aventuram próximas da areia das praias para saciarem a curiosidade de verem os humanos; podendo muitas vezes brincar com a mente dos mesmos ou fazerem se perguntar "O que eu vi era real?".
Importância para culturas e religiões:
Gregos e Escandinavos:
Em civilizações como Grécia, Roma e até mesmo países Escandinavos, que dependiam de navegação, oferendas eram feitas e entregues no mar para que as Sereias não perturbassem os tripulantes e não causasse o desastre; com o passar das décadas, já próximo da era das Grandes Navegações; alguns navios apresentavam Sereias esculpidas em sua proa (frente) para que as Sereias não atacassem o navio.
Umbanda e África:
Para os umbandistas e religiões de base Africana, as Sereias estão muito presentes, sendo que Iemanjá é rainha das águas, assim como rainha das Sereias; além de ela própria ser uma Sereia. Diz-se que ela quem gera as Sereias e comanda o controle total dos mares, se assemelhando muito ao deus Poseidon, da mitologia Grega; porém, traz a calmaria, podendo ser portadora de grande fúria e vingança.
Celtas:
Os celtas em geral consideravam as Sereias como seres mágicos puros, sem nenhuma conexão com os humanos, sendo assim, teriam grandes propriedades mágicas. Tornaram-se ícones do elemento Água e até mesmo na Wicca, são cultuadas quando são feitas invocações para a Água e até mesmo em rituais, são pedidos que a força delas se faça presente.
Atualmente:
Despertam a imaginação das pessoas, seja em livros, filmes, desenhos e até mesmo seriados juvenis. Infelizmente, de alguns anos para cá, elas vem perdendo o conhecimento e cada vez mais estão entrando em "extinção racional", ou seja, as pessoas estão se esquecendo de tais seres.
Como detectar uma Sereia?
Por serem seres totalmente mágicos, puros, elas são avistadas e sentidas apenas quando elas desejam; entretanto, com isso existe também um lado negativo, são impossibilitadas de viverem em águas extremamente poluídas. Desta forma, é raro com que possamos vê-las em nossas idas a praia ou grande lagos; mas algumas vezes, têm-se a sorte de poder ver uma delas por um rápido segundo; basta prestar a atenção.
Abraços enormes, a sessão de mitologia se despede por aqui e peço perdões pelo atraso que ocorreu!
Escrito por Felipe M.

Nada além de ninfas!

Ninfas! Tão belas e tão místicas quanto qualquer outro ser mitológico já existente; sempre lembradas em fantasias e desejos (contam também os sexuais), livros, contos e até mesmo em filmes na mais pura imaginação.
Ninfas são seres mitológicos conectadas diretamente a Natureza e seres humanos; existente na mitologia grega e celta, além de várias outras mitologias de civilizações mais diversas, entretanto são mais conhecidas nas duas primeiras civilizações.
Como é uma Ninfa?
Ninfas são seres femininos, com a aparência total de uma mulher; entretanto, possuíam alguns poderes mágicos que as possibilitavam se transformar em elementos naturais para camuflagem e defesa própria.
Apreciadoras de muita música, vinho, natureza e animais; exímias dançarinas e algumas podem se destacar pelo belo canto que poderia atordoar um intruso em seus terrenos. Seja para gregos ou celtas, eram sempre descritas como jovens belas e lindas, capazes de levar um homem à loucura apenas de aparecer em sua frente.
Atualmente, temos uma palavra que está estritamente ligadas a estes seres; "ninfomania" é a palavra que se derivou do nome Ninfa e significa o vício pelos prazeres do sexo. As Ninfas eram extremamente ligadas ao sexo, muito mais do que os Sátiros, sempre que se viam cercadas por homens, praticavam os atos para saciarem seus desejos; é claro, que sabiam que em alguns momentos não poderiam fazê-lo, como em rituais, defesa de suas moradas, etc.
Morada das Ninfas:
Ao contrário dos Sátiros, as Ninfas não viviam apenas em florestas densas; existiam várias diversidades de Ninfas, cada uma era representada pelo local em que viviam. Poderiam morar em matas densas, clareiras, campos, aos pés de montanhas, beiras de rios e lagos e até mesmo dentro de rios e lagos (não confundir com sereias/sirenes). Elas são sempre descritas da mesma forma, como belas jovens, apesar de suas moradas serem diferentes, não possuíam guelras ou algo que as "adaptasse" ao local. A diferença mais evidente é no que se transformariam; se morassem em florestas, poderiam se disfarçar de árvores ou pedras, em campos, poderiam se tornar flores, em lagos poderiam se tornar algas; etc.
Ligação com o ser humano:
Assim como o Sátiro, as Ninfas são defensores da Natureza em geral, seja da vida vegetal e animal dos locais onde viviam, mas também eram ligadas com o ser humano. Esta ligação humana se dava somente com as mulheres, onde ela significa a vitalidade e a vida feminina, assim como o desejo sexual.
Por que não existem "ninfos", ou seja, ninfas de sexo masculino?
As Ninfas são ligadas unicamente com a mulher. Uma ninfa surge do nascimento dado de um relacionamento sexual de uma Ninfa. Quando a criança é um menino, nascerá como um Sátiro (se tiver se relacionado com um Sátiro), se elas se relacionassem com um homem, a criança nasceria como um jovem comum, porém, teria a habilidade da prática da magia e deveria se dispor para a proteção da Natureza. Se a criança fosse menina, tanto de um Sátiro como de um homem, ela seria uma Ninfa como a mãe e seria a descendente da magia e proteção da mãe Terra. Ao contrário dos Sátiros, elas possuíam vários relacionamentos com homens mortais, porém, quando vivessem próximos de Sátiros, se relacionariam apenas com eles por serem o complemento de sua essência.
Diferenças entre Ninfas Gregas e Celtas:
Gregas:
Eram divindades menores, pois foram criadas por Titânides para seu divertimento e proteção, sendo assim, eram deusas da Natureza, porém, hierarquicamente falando, abaixo de Titãs e Deuses.
Muito cultuadas pelos gregos, tanto homens quanto mulheres; em rituais, eram convocadas para trazerem a força dos Elementos e proteção.
Mulheres temiam encontrar Ninfas quando não eram convocadas, pois mesmo sendo ligadas a elas, não gostavam de ser vistas por olhos mortais em alguns momentos e amaldiçoavam as mulheres para que se tornassem viciadas em sexo e morressem por não saciarem o desejo.
Os homens evitavam entrar nas matas sem pedir proteção aos Sátiros para que ocupassem as Ninfas, pois se fossem pegos por elas, seriam assassinados por elas, por consideraram invasão.
Celtas:
Perderam muito de suas venerações e cultos, se tornaram simplesmente mais um ser mágico e seres da Natureza.
Não eram considerados seres mágicos puros por terem conexão com os humanos.
Na hierarquia, foram rebaixadas onde as Fadas se tornaram superiores a elas.
Semelhanças:
Para ambos, elas eram seres ligados a Natureza e atuavam como defensoras da mesma, ambas ligadas ao sexo e podiam se transmutar em parte integrante da Natureza (plantas, minerais, etc).
Como detectar Ninfas?
Aqui vão algumas dicas, as quais algumas pessoas considerariam loucura e invenções da cabeça de um ser humano; porém, se analisar corretamente a sua estadia em uma de suas moradas, poderá ver que não é loucura.
Muitas vezes, elas deixam com que as pessoas se situem em locais como campos, lagos e outros locais mais "simples", porém, para florestas, é necessária a permissão delas para que você possa entrar.
Quando se encontrar em uma floresta, sentir tontura e ouvir sons como se estivessem lhe seguindo, apresse os passos e chegue ao seu objetivo o mais rápido possível para evitar algum transtorno que possa ter. Segue-se também poder ficar perdido e a noção de tempo ir ao zero; fazendo com que se perca no físico e no cronológico.
Antes de entrar até mesmo em lagos e riachos, peça a permissão e demonstre que não maltratará a vida do local, pois pode-se sentir algumas fisgadas nas pernas e pés ou até mesmo fortes puxões.
Para entrar, peça a permissão as Ninfas em voz alta e peça conscientemente e demonstre subordinação; se for aceito por elas, a sua estadia será proveitosa e será envolto por um grande prazer por estar no local.
Enormes abraços!
Escrito por Felipe M.

Um novo selo, uma nova alegria!

Olá pessoal, tudo bem?
Gostaria de falar que o Baú recebeu mais um selo esta semana! É muito gratificante ver que as pessoas se interessam pelo que é postado e o consideram como um blog, e não algo qualquer na internet!
Sempre me pergunto se as pessoas estão gostando mesmo, afinal, ver o contador de visitas não ajuda muito; a falta de comentários (construtivos e referentes ao assunto) as vezes dificulta sobre a resposta da pergunta "Será que gostaram?".
Pois bem, recebi este selo (muito gratificante para mim e o Baú) dos blogs Falando Sobre e Humor Negro e sem Censura.
Os blogs que indico são:
Reflexões Borderline                                  Eu Arteira                                            Cuidado com a Cuca

Tenham uma boa Quarta-Feira!!!
PS: Essa semana ainda postarei sobre as ninfas, postagem a qual devo desde Sexta passada.
Enormes abraços!
Escrito por Felipe M.

Related Posts with Thumbnails