Athena, deusa de atos heróicos

Athena (para os gregos), Minerva (para os romanos) é uma das filhas de Zeus e possuídora de um dos tronos do Olimpo.
Filha de Zeus e Métis (deusa da prudência), seu nascimento é um tanto que diferente.
Métis, primeira esposa de Zeus, engravidou do deus após suas relações e Gaia avisou à Zeus que ele também sofria da mesma maldição que seu pai (Cronos) e avô (Urano). Se de sua relação com Métis originasse um menino, este menino seria o mais poderoso deus de todo o Olimpo e o destronaria.
Com temor da profecia de Gaia, Zeus encontrou uma maneira de evitar que a criança nascesse; engoliu Métis por inteira.
Após certo tempo, Zeus começou a sofrer de terríveis dores de cabeça; as dores eram tão intensas que ele mal conseguia se levantar de seu trono. Pediu então que seu filho Hefesto lhe acertasse a cabeça com o mais afiado machado que ele possuísse.
Hefesto realizou o pedido do pai, quando o machado golpeou a cabeça de Zeus uma bela dama surgiu, com uma lança e uma túnica; aquela era a jovem deusa Athena.
Atributos de Athena.
Athena é deusa da sabedoria, da guerra justa, ofícios e das artes domésticas (como tecelagem e o bordado), dos atos heróicos (sendo companheira de muitos heróis durante suas jornadas), deusa da justiça.
Protetora da vida civilizada, literatura e filosofia. Ela ensinou aos homens muitas artes, principalmente manuais; ensinou o uso do arco e flecha, a arte de tecer e bordar, inventou o carro de batalha e a extração do azeite de oliva; adorava a tecelagem e sempre entrava em competições.
Como era representada?
Era representada sempre como uma bela mulher, as vezes jovem ou já adulta. Sempre com capacete, um escudo (aegis de Athena) ao seu lado (geralmente no chão e com um rosto de górgona), uma lança, grande maioria da vezes se encontra com uma coruja nas mãos (símbolo de conhecimento) ou segurando uma pequena imagem da deusa Nike (deusa da vitória).
Semelhança e divergências com Artemis.
Athena possui uma semelhança em especial com Artemis, ela é uma deusa pura, a qual nunca teve relações sexuais; sendo assim, uma deusa virgem.
Ao contrário de Artemis, Athena nunca se apaixonou por nenhum homem, nem mortal ou imortal; pois se tivesse filhos, teria de abandonar as guerras e adquirir carácter doméstico, entretanto, mesmo sem marido ou amor, adotou o pequeno Erechtheus, que veio a ser rei de Athenas. Outra diferença é que, Athena considerava o acesso de fúria como um ato de selvageria, enquanto Artemis considerava um ato comum de auto-defesa.
Surgimento da cidade Atenas.
Histórias contam que Athena e Poseidon disputavam o controle de uma cidade. Então Athena propôs que, o vencedor seria aquele que desse o melhor presente que a cidade precisava.
Poseidon então criou o cavalo, pois seria um animal de grande utilidade; entretanto, Athena presenteou os cidadãos com a oliveira, pois produziria alimento, óleo e madeira.
Com esta vitória, a cidade recebeu o nome da deusa, como é conhecida até hoje.
Surgimento das górgonas.
Existem duas histórias que contam sobre o surgimento destas criaturas.
 As irmãs Medusa (a impetuosa), Esteno (a que oprime) e Euríale (a que incomoda) eram belas e disputavam a beleza ao mesmo nível que a deusa, e Athena as retirou a beleza, fazendo com que elas adquirissem cobras no local de cabelo e a aparência diferenciada para que fossem extremamente feias. Entretanto, Poseidon se relacionou com Medusa e confessou o ato para a deusa, fazendo com que ela retirasse a imortalidade de Medusa (suas duas irmãs continuavam imortais).
Outra história conta que Medusa era uma bela mulher que veio a ter relações sexuais com Poseidon dentro de um dos templos de Athena, a deusa ficou furiosa com o ocorrido e transformou Medusa e suas irmãs em górgona para puní-la de seus atos e evitar que as irmãs fizessem o mesmo. Logo após, ela pediu para Perseu cortar a cabeça de Medusa, como uma forma de ajuda para o herói e uma última vingança para a deusa.
Athena e Aracne (ou Arachnia)
Aracne era uma mulher de grande talento sobre a tecelagem. Seus trabalhos eram admirados por todos, fazendo com que as ninfas saíssem dos locais que moravam e as pessoas do local de onde estavam, para admirar suas obras. Com isso, Aracne começou a se comparar com a deusa Athena na qualidade de seus trabalhos. Quando Hermes avisou a deusa sobre Aracne, Athena se sentiu desafiada e propôs um desafio para Aracne: As duas iriam tecer e os cidadãos iriam escolher a melhor obra. Ao descer para a Terra, disse para todos que se vencesse, mataria Aracne.
As duas começaram a tecer. Athena teceu com o tema da caverna onde Aracne vivia, e Aracne teceu sua obra demonstrando todos os relacionamentos amorosos de Zeus.
A população escolheu a obra de Athena como a melhor; desesperada, Aracne fugiu e se enforcou para não sofrer a ira da deusa. Athena ficou furiosa com a petulância da mortal de se comparar com uma deusa e se suicidar para não sofrer o destino que ela mesma havia escolhido.
Athena então a trouxe de volta à vida e a transformou em aranha, de forma que seria odiada pela grande maioria das pessoas pela sua aparência e viveria tecendo uma teia a qual nunca duraria mais que alguns dias.
Athena na atualidade.
Athena está sendo novamente venerada pelos cultos pagãos, os quais estão mostrando que não são fracos, pois reviveram aqueles que por séculos foram esquecidos e hoje voltam com total força e poder.
Outro fato para o conhecimento da deusa é a cidade de Atenas, a qual mesmo que as pessoas não conheçam a história da deusa, sempre se lembrarão dela de uma forma indireta.
Um grande abraço para você, caro internauta e que Athena te guie por entre suas competições!
Escrito por Felipe M.

2 Response to "Athena, deusa de atos heróicos"

  1. Milaa Bubaloo says:
    20 de julho de 2010 às 18:23

    P-E-R-F-E-I-T-O,Muito bom mesmo!
    Um excelente resumo da história de Athena,inclui absolutamente tuudo sobre a deusa(Minha preferida,Mamãe*-* <<táparey)
    Parabéns Felipe,está mesmo muito bom.
    Beijinhos

    By:Mila

  2. Sérgio Says:
    8 de agosto de 2010 às 01:42

    Só uma correção Felipe: sobre a deusa da vitória ou a personificação da vitória: NIKÉ ou a versão sem acento.

Related Posts with Thumbnails