Politeísta e Pagão, possuem um Deus supremo?

Boa tarde, sejam bem vindos!
Recebemos um comentário onde uma visitante pergunta se todo Pagão e Politeísta acredita em um Deus supremo, ou se todos os deuses possuem mesmo valor de supremacia.
Creio que este seja um tema muito integrado nas publicações feitas por Felipe, afinal, ele não abordou o tema de forma específica.
O que acontece, é que a visão de "Deus supremo" está muito enraízada no Judaísmo e até mesmo no Catolicismo; um Deus onipotente e onisciente, o "todo poderoso". De fato, os Politeístas não crêem em um Deus supremo da mesma forma em que vemos atualmente.
Para o Politeísmo, os panteões possuem hierarquias muito rígidas e acaba por criar diferentes valores entre divindades, fazendo um possuir maior regência que outro. Por exemplo, para os gregos, Zeus era o deus supremo, senhor do Universo e rei dos deuses; hierarquicamente falando, um nível muito alto para qualquer um tentar se assemelhar, ele quem comandava os demais deuses e por isso, era respeitado como o mais poderoso dos deuses. Existe também a visão de supremacia entre fieis, Zeus era de fato o senhor dos deuses, mas para muitos, alguma divindade menor poderia ter mais importância. Por exemplo, um troiano; conhecia a supremacia divina e conhecia que Zeus era o deus supremo, entretanto, para eles, Apollo era uma divindade principal, o patrono, regente; o que o tornava para os troianos uma divindade mais importante do que o próprio Zeus.
Para os Pagãos, o fato é que, existe sim uma Força maior que rege tudo neste mundo. Seja um deus, uma forma de energia ou uma força; existe algo que rege além de tudo. Os demais deuses (de todos os panteões), santos e até mesmo o Deus Católico e Judeu fazem parte da crença. Todos possuem seus valores, mas muito próximos; evitamos olhar os deuses e santos por quantidade de poder, o que realmente importa é a fé que temos neles e é através desta mesma fé que irão se manifestar.
Atualmente, por causa da Wicca, parece moda a Força superior ser chamada de "A Grande Mãe" e as pessoas acabaram por considerar que é uma deusa quem gerou tudo e todos, humanos, animais, deuses, plantas, etc; mas de fato, é algo que não possui gênero, não possui quantidade, nem raça nem forma.
Espero ter conseguido explicar e se surgirem dúvidas, basta perguntar clicando aqui em baixo em "comentários", analisarei sua pergunta e responderei o mais breve possível!
Publicado pelo "Animador"

1 Response to "Politeísta e Pagão, possuem um Deus supremo?"

  1. Ivete C. says:
    24 de maio de 2011 16:50

    Obrigada pelas respostas...
    Me ajudou muito.
    Esclareceu-me algumas dúvidas a respeito.

Related Posts with Thumbnails