O que é ser Pagão?

Boa tarde visitantes;
Venho por meio deste para conversarmos melhor sobre o que é ser Pagão e o Politeísta. Apesar de meu amigo Felipe estar sempre comentando sobre o "ser Politeísta" e falando sobre as divindades, ele mesmo já comentou -neste memo site- que não gosta de ser chamado de Pagão por considerar uma ofensa conforme a forma em que muitos tratam ao falar tal palavra.
Gostaria de questionar-lhes e que pensem nesta minha questão: Qual a diferença entre Politeísta e Pagão?
Pensem por alguns instantes, ou até mesmo alguns minutos; relembrem o que têm lido neste site e o que conhecem sobre o mesmo assunto, Pagão X Politeísta, chegou em alguma resposta? Para você são exatamente o mesmo?
Pois bem, vamos às explicações; como vocês já devem estar acostumados e até mesmo familiarizados, Politeísta é todo indivíduo cuja religião se baseia exclusivamente em um sistema multi-deísta, ou seja, possuí uma crença onde existem mais de uma divindade; como por exemplo, a crença grega.
Ser Políteísta é exclusivamente isto, possuir uma doutrina religiosa, cuja fé é baseada em diversas divindades, e curiosamente, todas muito semelhantes do ser humano, o "mero mortal" que cada um de nós é em essência e em vida. Não significa que um Politeísta é um bruxo, mago, feiticeiro ou que segue o caminho da Magia. -apesar de andarem muito unidos-
Em grande parte, quando se viaja para fora do Brasil, até mesmo da América, nos deparamos muito com a Wicca -bruxaria moderna- e em algumas instâncias nos deparamos com Politeístas, e em um breve contato, sabe-se que são praticantes de Magia.
O Pagão por sua vez, já possui um contato maior com a Magia, uma "familiaridade" maior -vamos dizer assim-. Em comparação com Politeístas, a maior parte dos Pagãos são praticantes de Magia, isso se não forem 100% que o pratique.
A questão entre Pagão X Politeísta é a seguinte; em que doutrina se basear? A grega? A romana? A nórdica? A judáica? A cristã?
A diferença que sempre perdura é esta, um Politeísta segue uma doutrina cuja fé é regida por diversos deuses e muitas vezes não aceita as outras crenças religiosas ou simplesmente não as pratica -mas possui uma pequena crença-; os Pagãos, por sua vez não possuem estas "dificuldades" ideológicas, isso ocorre por ele ser desvinculado de toda e qualquer religião.
Resumindo, o Pagão é de todas as religiões, mas ao mesmo tempo não é de nenhuma. Para os olhos Pagãos, não há diferença entre praticar um ritual para Vênus, como para praticar um ritual para Oxum ou simplesmente fazer suas preces para Santa Bárbara. Todas as divindades estão incluídas em sua fé, e nem por terem sido perseguidas pelos cristãos, significa que os santos e anjos não façam parte de seu cotidiano também.
O lado espiritual de um Pagão não se prende em ter fé em um deus, ou vários, mas eles possuem a liberdade de praticar a sua fé conforme o santo, anjo, deus e ser que conheçam. Atualmente, o Pagãnismo é conhecido mais como a "Magia Natural", onde a Terra possui prioridade, e por consequência, todas as formas de vida, se distanciando de uma "prisão" em uma doutrina dos deuses.
Espero que tenha ficado claro esta publicação e que eu tenha conseguido explicar a diferença entre ambos.
Tenham um bom dia!
Publicado pelo "Animador"

2 Response to "O que é ser Pagão?"

  1. Driele says:
    17 de maio de 2011 02:15

    Ótimo post
    Simples e informativo
    Eu não conhecia a diferença entre esses dois
    Bom saber ;D

  2. Ivete C. Says:
    19 de maio de 2011 11:54

    Olá...
    Gostaria de saber se todo pagão e politeísta acredita que existe um Deus supremo,ou se todos os seus Deuses têm o mesmo valor de supremacia?
    Desde já obrigada.

Related Posts with Thumbnails