Frieza

Olá pessoas, como estão?
Hoje, assistindo a televisão, vi uma reportagem de uma jovem encontrada no lixo sem a cabeça; então eu comecei a pensar: O que faz uma pessoa ser tão fria a ponto de chegar a fazer isso?
Infelizmente (ou felizmente), algumas pessoas não possuem a trava no cérebro que dê o senso de que determinada situação, ato ou visão é repugnante. É claro que não falo de pessoas com pensamentos homicidas que não possuem o discernimento entre certo e errado, comento sobre as pessoas que não possuem o "estômago fraco".
Vejamos, até o dia de hoje, nunca consegui perceber alguma negatividade em se possuir esta frieza, talvez, muitos considerem a insensibilidade para com outras pessoas que não convivem conosco ou que mesmo convivendo, não passam por situações que (alguns) pensem ser de necessidade ficar chocado com o ocorrido.
Talvez a insensibilidade com quem está ao nosso redor seja algo que considerem um aspecto extremamente negativo; o que não impede de se preocuparem com o próximo. O lado positivo é aguentar situações onde muitos sequer conseguiriam presenciar.
Os médicos, por exemplo, são ótimos exemplos de frieza, devem suportar o paciente demonstrando a dor excessiva e até mesmo alguma fratura exposta, porém deve demonstrar alguma sensibilidade. Sem esta frieza, como conseguiríamos fazer cirurgias e outros tratamentos se a pessoa se recusasse porque não suporta o que teria de ver?
É claro que as pessoas nascem com a frieza, não adianta uma pessoa dizer "Vou me tornar mais fria a partir de hoje!"; ela jamais conseguirá mudar por livre e espontânea vontade. Casos onde há uma mudança da forma de ver as situações podem sim ocorrer, mas em casos extremos onde envolva o psicológico humano e o esmigalhe após um forte trauma e o organismo irá "remontar" o cérebro, o que acontece é que algumas "peças" destas que foram esmigalhadas irão atuar com intensidade, transformando a pessoa em alguém com algum distúrbio mental; sejam em síndromes de pânico, começar a temer algo novo, algum efeito pós-traumático e o que mais importa nesta postagem, pode tornar-se uma pessoa fria e até mesmo algum assassino inescrupuloso.
As pessoas são "programadas" no início da vida para serem frias ou não; vejamos um exemplo, em algumas visitas a sala de anatomia e medicina de uma faculdade (bem renomada) de São Paulo, algumas pessoas sequer entravam nos corredores do laboratório pelo enjôo com o cheiro do formol, para outros, era indiferente; entrando no laboratório, as pessoas ficaram simplesmente na sala de aula e ficaram chocadas ao ver órgãos, fetos e alguns animais em vidros de formol; imaginem então entrar onde os tonéis de formol são utilizados para o preparo dos cadáveres e se deparar com uma mesa repleta de cães mortos para dissecação.
Algumas pessoas simplesmente possuem uma barreira psicológica que os impede de atravessar essa linha entre o sangue frio e o quente e é contra a própria a natureza tentar impedir esta barreira. É claro que homicidas; serial-killer e outros se aproveitam da sua fraca barreira e cometem atrocidades; talvez pelo simples fato de mostrar "Vejam, eu tive estômago para fazer o que muitos jamais fariam" e se tornarem celebridades anônimas (até serem capturados) em noticiários.
A frieza é uma dádiva para muitos, enquanto outros devem pensar ser uma maldição; porém é esta diferença ideológica que gera a nossa sociedade e as diversas camadas de serviço.
Escrito por Felipe M.

4 Response to "Frieza"

  1. Unknown says:
    17 de janeiro de 2011 às 21:30

    Eu acredito que a pessoa consegue sim, tornar-se mais fria, mas não por si só... com acompanhamento terapêutico e/ou hipnótico.

    Agora, as pessoas que cometem esses atos de violencia incalculável são chamadas sociopatas e/ou psicopatas.

    Todo psicopata é sociopata mas nem todo sociopata é psicopata...

    De acordo com o livro "Mentes Perigosas" de uma psiquiatra forense, Psicopatas são pessoas que não possuem consciência...

  2. Confissões says:
    18 de janeiro de 2011 às 17:25

    blog muito legal.. to te seguindo colega segue de volta

    http://desabafodeumalunatica.blogspot.com/

  3. Angela. says:
    18 de janeiro de 2011 às 21:24

    sabe, acredito que as pessoas tenham a capacidade de se tornarem mais 'frias' com o tempo. acho que isso não depende apenas daquela barreira psicológica que ela possui ou não, mas também de um amadurecimento que ocorre ao longo da vida de acordo com as necessidades...é aquela coisa de que o homem se adapta ao meio...em meio a uma necessidade somos obrigados a adquirir um certa 'frieza'...um questão apenas de sobrevivência!
    mas é claro que não se pode negar...facilita bastante quando é uma coisa com a qual já nascemos...rs

    sensacional seu texto...

    beijos ;)

  4. Ivete Says:
    16 de abril de 2011 às 19:21

    Oi!
    Felipe quanto a Frieza,de repente imaginei se a Impessoalidade é Frieza?

    Muitos abraços.

Related Posts with Thumbnails