Algumas tribos de grande importância

Os celtas possuíam um geral de 150 tribos diferentes espalhadas pela Europa; como em qualquer civilização, em quesitos de cidades ou tribos, algumas sempre se destacam pela força ou por mistérios que possuem, no caso dos celtas poderíamos citar 5 tribos que teriam este destaque.
Estas 5 que citarei abaixo são tribos específicas e se voltam principalmente à um clã (família), talvez pela crença que possuíam ou simplesmente pela mitologia. Vamos começar:

Fomore:
Segundo os registros e detalhes presentes nos contos celtas, não há indícios que comprovem que esta tribo tenha se fixado em outro lugar além da Irlanda no início de sua existência. Pelo que se pode compreender, eram nativos da região e viveram antes das sucessivas guerras e disputas territoriais; citados muitas vezes como a tribo que originou os celtas.
Miticamente falando, esta tribo é a tribo das divindades que representam os poderes do mal e das trevas; as tribos decendentes dos Fomore foram conhecidas por sua brutalidade e constantes batalhas, considerados nascidos da própria terra, surgiram quando o solo da Irlanda surgiu, nasceram como plantas que brotaram do chão.

Partholon:
Em um tempo considerado remoto, este povo aportou na ilha da Irlanda e contavam com apenas 48 integrantes, 24 homens e 24 mulheres. Contam as lendas, de que quando eles aportaram, o dia era dia 1° de Maio, dia de Beltaine (data de celebração do deus da morte, da tribo dos Fomore); logo em sua chegada, os Fomore já demosntraram agressividade para não terem de dividir a ilha com outra tribo.
Os Partholon se mostraram grandes guerreiros e lutaram contra as forças da escuridão (os próprios Fomores); com a derrota do líder Cichol (Sem-Pés), a tribo de terríveis monstros e demônios se dispersaram pela ilha e impuseram leis terríveis contra os recém-chegados; com muita força e batalhas, os Partholon aprisionaram os mais temíveis integrandes dos Fomores em uma fortaleza no Atlântico, onde os penhascos eram cortantes e os precipícios eram mortais.
Por trezentos anos os Partholon viveram na ilha e a estendeu através do trabalho para poder suportar o número de integrantes que aumentava. Nestes trezentos anos, a planície que a ilha era teve seu tamanho quadriplicado e teve a criação de sete novos lagos; a população teve um grande aumento, de 48 integrantes passaram para 5 mil. Em um ano não datado, o 1° de Maio retornou; foi então que os Partholon sucumbiram ao saber o real poder dos Fomore, o deus da morte retornou de seu "descanço eterno" e com ele, vieram alguns de seus filhos (que também haviam morrido), neste dia, uma epidemia açoitou a tribo e em uma semana, os Partholon foram exterminados. Entretanto, no início da epidemia, os que estavam de saúde plena previram que seria o fim e recuaram até a primeira planície que haviam se fixado inicialmente, assim, os sobreviventes puderam enterrar os mortos. Até hoje, próximo da cidade de Dublin há uma demarcação histórica de onde é este cemitério; porém há um atrito entre historiadores e crentes da lenda, os historiadores afirmam não ter existido uma praga que causasse o extermínio e eles simplesmente se mudaram da Irlanda de volta para sua região original, porém, os crentes afirmam que esta epidemia não era física; pelo fato de ser um deus da morte, a epidemia poderia ser algum ato de feitiçaria e magia que causasse a morte natural em massa.

Nemedianos:
Eles eram descendentes dos partholonianos, também enfrentaram constantes batalhas contra os Fomores; porém o líder saiu vitorioso das 4 grandes batalhas, porém veio a falecer pouco tempo depois da última vitória por causa de uma peste que ceifou a vida de mais 2 mil pessoas.
Com estas mortes, a tribo de Fomore recuperou a força e ficaram sob o comando de dois reis, um presidia na fortaleza de Tory (onde foram aprisionados pelos partholonianos) e o segundo reinava sobre a Irlanda. Em um ato de rebelião, os Nemedianos atacaram a fortaleza e reinaram soberanos na batalha, porém o segundo rei enviou seu exército para exterminar os rebeldes; todos os Nemedianos foram mortos e apenas 30 sobreviveram. Em desespero, eles fugiram da Irlanda e partiram para ilhas próximas; desta lenda, é contada que o último chefe do Nemedianos (cujo nome era Britain) se alojou com os sobreviventes em uma ilha e esta foi batizada de Grã-Bretanha.

Firbolg:
Conta-se que era um povo que habitava a região da atual Grécia; porém, os gregos os expulsaram das terras férteis e os expulsaram para vales rochosos para que tornassem o solo cultivável. Para se livrarem da opressão, fizeram embarcações de couro e enfrentaram os mares em rumo a Irlanda.
Eles vieram em três grupos, os Fir-Bolg, os Fir-Domnanm e os Galionin; e são generalizados como Firbolg. Um dos reis se casou com a filha do rei da Terra da Eterna Juventude (falarei sobre ela mais para frente); por isso, mesmo na Irlanda medieval, anualmente havia uma grande assembléia de fadas para honrar a união do casal.

A tribo de Danna:
Sem dúvida a tribo mais importante de toda a história celta pois é dela que se originam os deuses.
Danna era filha de Dagda, o Bom, e esta tribo representa o mais claro poder da Luz e do Conhecimento que existe em todos os mitos irlandeses. Em todas as suas citações, não aparecem inteiramente como deuses; pois pela forma que são citados, se assemelham como um mero humano; entretanto, de algumas épocas para os dias atuais, são citados com grande exaltação. Isso acontece pois com a influência cristã, estes deuses foram rebaixados e em lendas escritas foram assemelhados a meras fadas ou então os identificaram como anjos caídos.
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Algumas tribos de grande importância"

Related Posts with Thumbnails