Você quer sucesso ou fama?

Olá caro ser que abre este Baú, como está?
Hoje gostaria de falar sobre sucesso e fama! São duas palavras muito próximas uma da outra, porém, você sabe diferenciar as duas? Sabe o que você quer para a sua vida?
Grande quantidade das pessoas cisma em dizer que são exatamente a mesma coisa, o que de fato não é. Pois bem, existem várias formas de uma pessoa ser reconhecida, pela sua fama e pelo seu sucesso. Atualmente, muitos iniciam uma carreira, principalmente no setor de artes cênicas, com o sonho de estarem logo aparecendo em jornais e novelas juvenis de uma emissora em especial, a qual prefiro não citar o nome (pois é bem conhecida por ser globalizada), e serem os astros da população de forma que seu nome esteja em capas de revista, entre muitos outros.
Mas afinal, qual a diferença entre sucesso e fama?
A fama é um "status" (por assim dizer), o qual a pessoa possui uma grande reputação ou glória, seja ela em questões profissionais, pessoais ou qualquer outra; muitas vezes a fama gera e move uma enorme quantia monetária para a pessoa cujo o nome se torna "super-conhecido", é claro que com isso entra o capitalismo e a vontade de tirar proveito da situação e conseguir dinheiro para melhoria da própria vida.
Não podemos esquecer que a fama, pode ser negativa também, positiva e muitos outros tipos existentes.
A fama negativa, como o próprio nome já diz, sempre é baseada e construída a partir de um escândalo público, desastre ou algo que chame a atenção da imprensa e os consome de tal forma, que consome também ao público alvo ao qual se destinam. Podemos citar como um exemplo o caso Nardoni; concordo que a menina foi morta de uma força desumana, porém, a mídia consumiu tanto os acusados, que por semanas não se via nada além do caso em jornais, tele-jornais e rádio, tudo se voltava a eles. É claro que de certa forma, os envolvidos no caso receberam fama; esta fama foi negativa para uns, positiva para outros.
A fama simbiótica é aquela que vem pelo fato de a pessoa se apoiar em um dos desastres ou escândalos e tirar proveito para si mesmo afim de ser reconhecido. Citando o mesmo exemplo acima, podemos retirar a mãe de Isabella como uma pessoa a qual se apoiou (de certa forma) para um proveito próprio. Concordo que a mãe estava aflita, e com toda a razão, perder um ente querido de forma tão trágica é realmente desolador; entretanto, em alguns momentos, ela queria ficar aparecendo em público e mostrar como estava abalada, no velório da filha, deixou que estranhos (que fizeram uma imensa fila) fossem ver o caixão da criança; qual o sentido disso tudo?
Continuando, no último momento, quando os acusados foram julgados e condenados, ela estava no apartamento e ficou na varanda acenando para a multidão lá embaixo, sinceramente, não havia motivos para aquilo; o caso estava encerrado e não precisava ficar acenando para as pessoas.
Pois bem, este tipo de fama tem alguma recompensa final? É claro que sim, muitas vezes, esta recompensa não é única e exclusivamente o dinheiro, neste caso citado acima, ela conseguiu uma comoção popular e isso fez com que parecesse realmente como a "coitadinha" da situação e levasse a ganhar o caso. (concordo que foi uma bela tática de manipulação, falarei em próxima postagem)
15 minutos de fama são aqueles que se envolvem em alguma situação que acaba gerando uma certa repercussão entre as pessoas; muitas vezes, estes 15 minutos podem abrir uma porta para uma fama longa e duradoura; como Geisy Arruda, foi um escândalo o que ela fez, e hoje aparece em reality shows, revistas masculinas, etc.
Fama positiva é aquela a qual a pessoa recebe como um mérito por seus atos; temos o exemplo de vários atores e músicos, reconhecidos mundialmente, cujos nomes são rapidamente reconhecidos se pronunciados em qualquer lugar.
Agora entra o sucesso, muito mais importante que a fama; porém, muitos consideram ser o contrário.
O sucesso pode vir de várias maneiras, mas sempre irão se basear pelo esforço que a pessoa aplica nela mesma e na ação que está exercendo.
Ao fim, se analisarmos com cuidado o sucesso escolar, profissional, pessoal, etc, sempre chegaremos no mesmo lugar; se a pessoa tem algum destes sucessos, obviamente se esforçou para consegui-lo; é claro que alguns podem ter um falso sucesso por estarem parasitando outras pessoas.
O sucesso apenas será alcançado se a pessoa desejar muito isso e se esforçar o necessário; diretamente, o sucesso acabará gerando fama; vejamos um consultório médico fictício. Um médico recém-formado começa a se destacar dentro deste consultório e as pessoas começam a procurar serem consultadas por ele; isso é gerado pela excelência de como exerce seu serviço, então, ele receberá ofertas melhores de emprego em hospitais de certa reputação e o sucesso do médico continua a aumentar. Após algum tempo, ele terá uma fama, mesmo que pequena, é uma fama; afinal, as pessoas querem ser pacientes dele e dentro do seu local de trabalho, há um maior respeito e suas opiniões sempre são ouvidas. (podem não ser praticadas)
Então, o que você deseja para sua vida? Fama ou sucesso?
Agradeço aqueles que quiserem expor suas opiniões aqui!
Enormes abraços e uma boa Quarta-Feira.
Escrito por Felipe M.

0 Response to "Você quer sucesso ou fama?"

Related Posts with Thumbnails