O que é uma prece?

Olá caros visitantes!
Estava pensando comigo mesmo e cheguei a uma pergunta muito interessante; será que as pessoas têm consciência do que é uma oração?
Então, nesta pergunta, houve um complemento de pedido de uma oração diária e acabou se juntando com perguntas que já me foram feitas no sentido de "É você quem escreve estas preces ou pega de algum lugar?".
Em primeiro lugar, nada do que é escrito no Baú é pego de outros lugares, a única coisa que acontece é eu utilizar vários livros os quais já li como base de pesquisa para repassar uma informação de forma correta e simples. O mesmo ocorre com as preces que coloco aqui; todas elas são escritas por minha pessoa, não são "selecionadas" em um lugar, site ou livro.
Algumas pessoas atualmente se confundem com os termos prece, oração, reza; muitos se confundem conforme são utilizadas, por exemplo, um padre pode fazer uma oração, uma mãe-de-santo fazer uma reza e um judeu fazer uma prece. Agora lhes pergunto, existe alguma diferença entre elas?
A resposta é NÃO, apesar de receber vários nomes diferentes, a ação continua sendo a mesma; sendo assim, não há diferenças em fazer uma prece, uma reza ou uma oração.

De fato, para que serve uma prece?
A oração tem um único propósito; este propósito é quase que divino, um momento de calma e paz interna que exige tranquilidade e é claro, FÉ.
A oração nada mais é que "falar" com o superior, com Deus, com os santos ou outros deuses de sua fé, etc.
Desta maneira, durante a oração, a pessoa está em sintonia com o lado espiritual e em conexão direta com o divino.

Como se fazer uma prece?
As preces possuem alguns requisitos para serem feitas corretamente; não deve jamais ser feita de qualquer jeito.
Primeiro e mais importante, deve ser feito em um local calmo; sem muito barulho e preferencialmente quando estiver sozinho(a).
Segundo, não pense em absolutamente nada que possa ser "inútil" para a hora.
Terceiro, pode-se fazer em pé, sentado ou ajoelhado, da forma que seja melhor para você; preferencialmente com as mãos espalmadas em sua frente.
Quarto, jamais faça enquanto estiver andando na rua ou outro lugar; pois você estará preocupado com o seu redor e não se concentrará corretamente.
Quinto; jamais sussurre uma oração; faça como se estivesse conversando com alguém ao seu lado, sem cochichar ou gritar, use seu tom normal de voz.

Orações pessoais:
Atualmente, as pessoais sofrem o mal da "oração automática" (como eu costumo dizer); ou seja, quando as pessoas dizem "Vamos orar", já começam a fazer o Pai Nosso, Ave Maria e todo o resto.
Não sou contra elas e muito menos quero abolir estas orações, a questão é a seguinte, esta oração realmente é a melhor para aquela situação que você está vivenciando? Ela expressa o que você realmente deseja?
As orações pessoas são feitas por uma pessoa, de forma que ela expresse o que sente, fazer um pedido ou agradecer determinada realização.
Exemplos de orações pessoais estão aqui no Baú, todas as preces que aqui escrevi, são minhas orações pessoais, as quais pensei em compartilhar com vocês.
Só porque são orações feitas por mim, por você ou por outra pessoa, não significa que não possua força ou que outras pessoas também não possam fazê-la. Um enorme exemplo disso é o Pai Nosso; esta oração nada mais é que uma oração pessoal feita por Jesus, onde as palavras usadas foram utilizadas a fim de transpassar seu desejo naquele instante; assim, as pessoas começaram a utilizá-la também e hoje está quase que "impregnada" na sociedade, onde se tornou automático uma pessoa utilizá-la em momentos de aflição, etc.

Quais religiões utilizam a oração?
Pelo mais incrível que pareça, já ouvi e li perguntas como esta. Para encurtar a resposta, todas as religiões utilizam-se de orações.
Sejam os gregos, egípcios, maias, incas, civilizações indígenas americanas, católicos, judeus, etc; todas as religiões que se disponibilizam de uma divindade (ou mais) sempre utilizaram as orações como força de contatar seus deuses a fim de agradecer algo que se realizou ou pedir por proteção etc.

Orações podem ser feitas todos os dias?
As orações podem ser feitas a todos os momentos em que a pessoa desejar, mas isso não significa que devemos ficar 24 horas do dia rezando para algo; mas orações como de proteção, bem estar e outras, seja para si mesmo ou um todo, podem sempre ser feitas todos os dias!

Espero que tenha ficado clara a explicação. Já sabem que, qualquer dúvida, meu email está disponível, assim como os comentários do Baú!
Abraços enormes e tenham uma boa noite!
Escrito por Felipe M.

1 Response to "O que é uma prece?"

  1. Bia says:
    7 de janeiro de 2011 às 17:12

    queria agradecer pela oração dopost interior, as "melhores orações" são as pessoais de fato, mas como as vezes eu não quero pedir nada em especial, mas uma coisa que quero todo dia como proteção e as vezes não sei as palavras fico muito grata pela ajuda.

Related Posts with Thumbnails